As mudanças no mercado estão acontecendo em uma velocidade cada vez maior, exigindo a constante atualização dos profissionais em relação à área em que atuam. Esse requisito é indispensável para o desenvolvimento dos negócios e, por isso, os empreendedores estão investindo mais na educação continuada de seus funcionários. O avanço das tecnologias da informação e a consequente popularização da internet permitiram que as plataformas on-line se tornassem verdadeiras aliadas para conquistar esse objetivo. E, assim, a aplicação do e-learning nas empresas apresentou uma nova perspectiva para os treinamentos corporativos.
Sabe aquele formato tradicional em que os profissionais são reunidos em uma sala durante um determinado tempo para assistirem a uma palestra ou aulas com especialistas? Dependendo da metodologia, a ideia pode ser um pouco monótona, concorda? O e-learning nas empresas é uma alternativa, oferecendo um estudo mais interativo e dinâmico, de modo que o conteúdo é aprendido com maior facilidade. O resultado disso são colaboradores mais engajados, motivados e produtivos. Mas vamos explicar como isso funciona na prática.
Essa modalidade de ensino corresponde a estimular o aprendizado — seja na educação formal, seja em treinamentos corporativos — em ambientes digitais. Existem plataformas especiais nas quais os cursos são hospedados e os conteúdos são disponibilizados em diferentes formatos. Uma das grandes vantagens é a possibilidade de acesso ao material a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo, desde que se tenha um computador ou dispositivos móveis conectados à internet. Inclusive, é por conta dessa característica que se considera o e-learning um dos maiores propulsores da difusão de conhecimento. É um título e tanto, não acha?
Utilizá-lo o e-learning nas empresas para a educação continuada de funcionários soluciona algumas questões típicas dos métodos tradicionais, como reunir todos os colaboradores em um mesmo lugar e mesmo horário — principalmente quando muitos trabalham em cidades e estados diferentes. Além de exigir um alto investimento com o deslocamento, alimentação e hospedagem, a atividade pode tornar-se cansativa e, como consequência, os resultados obtidos pela empresa não saem conforme o esperado. Aliás, motivar os profissionais e garantir um aprendizado eficaz são importantes desafios para qualquer organização.
Então como utilizar o e-learning em treinamentos corporativos?
Primeiro vamos pensar nos cursos presenciais. Para serem realizados de forma apropriada, precisam de planejamento e especialistas que ministrem o conteúdo e organizem as atividades a serem desenvolvidas. Também é preciso definir o local e as datas de realização do curso. No ensino em ambientes digitais, a ideia geral não é tão diferente. O sucesso e a qualidade do curso são resultados do planejamento, do acompanhamento de tutores especializados e da oferta de materiais e atividades bem elaboradas e estruturadas.
Entretanto, ao invés do ambiente físico, os treinamentos são desenvolvidos e estruturados em plataformas on-line que correspondem a salas de aula virtuais. Assim, os colaboradores têm acesso ao conteúdo de forma organizada, sendo direcionados ao longo de todo o processo de aprendizado conforme avançam as lições. E, do mesmo modo que nas aulas presenciais, os tutores acompanham o desempenho dos participantes. Alguns especialistas, inclusive, consideram esse acompanhamento mais eficaz porque o comportamento e o resultado dos participantes nas atividades são registrados com mais facilidade e pode-se analisar cada pequeno detalhe.
Essa modalidade de ensino oferece tudo o que o modelo presencial proporciona, acrescentando a ele mais benefícios. Lembra quando citamos o maior engajamento dos participantes em relação ao treinamento presencial no início do texto? Um dos fatores que torna isso possível é o fato de o e-learning permitir a adoção de métodos como o gamification, responsáveis por tornar o estudo mais interessante e prazeroso.
E você sabe como isso acontece? A partir da aplicação de mecanismos típicos de jogos em um contexto diferente que, neste caso, são treinamentos corporativos. Os resultados analisados em diversas empresas que adotaram essa técnica apenas reforçam os motivos para adotá-lo em um ambiente corporativo.
Os benefícios do e-learning nas empresas
O e-learning tem como elemento de destaque o estímulo para que as pessoas tornem-se responsáveis pelo seu próprio aprendizado. Desta forma, elas seguem um ritmo próprio de estudo, respeitando o próprio tempo. Como consequência, os resultados são melhores, pois o perfil delas é respeitado. Além disso, o conteúdo é distribuído com maior rapidez e consistência, o que beneficia tanto os participantes, cujas habilidades técnicas são aperfeiçoadas, quanto a própria empresa, que consegue crescer com o desenvolvimento dessas competências.
O e-learning nas empresas também permite a adaptação do conteúdo para as necessidades de cada colaborador, considerando o nível de conhecimento deles. O período de estudo é, então, otimizado, pois agrega experiências e conteúdos novos para as pessoas, sem a necessidade de gastar tempo revendo assuntos nos quais já se têm domínio. Do mesmo modo, se alguém precisa de determinado conhecimento extra à grade estabelecida, pode receber um curso com temas adicionais. Nesse sentido, todos saem ganhando.
Para você entender melhor como essa modalidade pode fazer a diferença no crescimento dos negócios, elaboramos um infográfico com oito benefícios que ela proporciona no ambiente corporativo. Nele você também pode conferir alguns dados importantes que comprovam na prática os resultados obtidos. Aproveite e obtenha essas vantagens no seu dia a dia também!