Uma ferramenta bastante importante para as estratégias de marketing de conteúdo são as landing pages. Elas correspondem a páginas web independentes do site principal, que atendem apenas a um objetivo. Assim, geralmente são simples, sem a existência de vários links, centrada apenas em um aspecto para que os visitantes não se distraiam com outras alternativas.
A importância das landing pages para a estratégia de marketing
O objetivo das landing pages é fazer com que os visitantes realizem uma ação e, assim, convertam-se em leads. Para que isso seja alcançado, é possível estruturar uma landing page de acordo com as melhores práticas, suprindo a necessidade de geração de leads e venda direta, por exemplo. Tudo realizado de acordo com um planejamento de marketing definido no início desse processo.
A geração de leads é responsável por captar informações úteis dos visitantes, como contato (e-mail), dados pessoais (nome e cargo, por exemplo) e algum outro item que se considere importante para a empresa conhecer melhor seu público de forma mais segmentada. Assim, é comum pedir que essas pessoas preencham formulários e, em troca, seja oferecido algum conteúdo (e-book, guias, assinaturas).
Para entender melhor, clique no link abaixo para o download gratuito do nosso e-book sobre marketing de conteúdo. Ao fazer isso, você será redirecionado para uma landing page que segue os moldes acima explicados, com destaque para o pequeno formulário que deve ser preenchido e, assim, realizar o acesso ao e-book.
Outro formato são as páginas de venda direta, que geralmente apresentam um produto nos sites de compra on-line, agendamento de serviços, teste grátis ou algo que se queira promover. O objetivo é exclusivamente efetivar uma compra. Como exemplo, podemos citar grandes lojas de varejo em e-commerce. Os produtos são oferecidos em landing pages nas quais são descritas informações para convencer os visitantes a comprá-los.
De modo geral, essas páginas são estruturadas para que os visitantes cliquem em áreas de call-to-action (CTA, do inglês chamada para ação), ícones que direcionam para aquilo que se pretende com a ferramenta: se é anunciado um serviço, oferece-se um teste; caso seja um produto, leva-se à venda; um conteúdo, o acesso a ele. Lembre-se: a landing page precisa ser específica sobre aquilo que está sendo apresentado.
Outra característica importante é detalhar as vantagens dos produtos ou serviços em destaque e fazer uma breve descrição do tema. Em todos os casos, é importante que a descrição seja atrativa para gerar interesse. Por outro lado, é preciso cuidado na construção dos textos, pois a objetividade permite que os visitantes realizem a ação desejada.
Seja qual for o tipo, utilizar essa ferramenta ajuda a aumentar a conversão do público-alvo em leads, ou seja, pessoas realmente interessadas no produto ou serviço ofertado. É por essa razão que as landing pages são um bom auxilio na otimização de resultados e eficiência do negócio, fortalecendo campanhas e produtos e aproximando a empresa de um público com quem, a princípio, não se tinha um relacionamento.
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