Comunicação Corporativa

Saiba como usar o endomarketing para vender mais

Endomarketing para vender mais

Aproveitar o endomarketing para vender mais não é uma situação absurda! Evidentemente, ninguém planeja uma estratégia dessas pensando diretamente no aspecto comercial. Entretanto, quanto melhor e mais bem elaborado for o trabalho de fortalecimento da cultura interna, inevitavelmente melhores serão os indicadores. 

Então, para tornar esse contexto favorável à ampliação dos resultados, preparamos este artigo! Nele, você vai saber como estruturar um endomarketing que impacte diretamente nos números de venda sem que isso prejudique o desenvolvimento de ações genuínas em benefício dos colaboradores e do modo de ser e de agir na empresa. Vamos lá?

É errado investir em endomarketing para vender mais?

Outra pergunta possível seria: o endomarketing não deveria estar focado apenas e exclusivamente na satisfação dos colaboradores, sem intenções paralelas? A resposta é: de modo algum! No fim das contas, todas as operações em uma empresa acontecem em favor das vendas. E para que ela continue acontecendo, é preciso ter uma equipe engajada, rotinas alinhadas e clientes satisfeitos. 

Assim, o processo de vendas será um ciclo virtuoso, em que cada ação bem realizada retorna como mais vendas e, consequentemente, mais lucro. Esses ganhos, por sua vez, geram ações motivadoras internamente e de melhorias para o público externo.

Considerando tudo isso, o endomarketing tem muito a acrescentar nesse desafio de expandir os resultados. É ele que tem o potencial de criar um ecossistema de engajamento e inovação que favorece todas as engrenagens dentro de uma empresa. E para entender como fazer isso e por que essa atmosfera é benéfica para as vendas, elaboramos uma lista para você. 

10 estratégias de endomarketing e como elas ajudam a vender mais

Utilizar o endomarketing para vender mais é tão poderoso quanto investir em ações sociais e ambientais para valorizar a sua marca ou selecionar os fornecedores para agregar valor ao seu produto. Todos esses são exemplos de iniciativas indiretas que oferecem um diferencial competitivo ao seu negócio. Acompanhe como colocar em prática essa estratégia!

1 – Ofereça benefícios aos colaboradores

Há benefícios que são determinações legais, como o vale-transporte. Outros não estão estipulados em lei, mas são comuns, como o plano de saúde. Mas há outros que funcionam como diferenciais para retenção de talentos, como bonificações por desempenho, brindes para comemorar aniversário de empresa ou até bolsas de estudo, descontos em cursos, clubes e academias.

2 – Realize pesquisas de satisfação

Pensar em benefícios, mas não ouvir as equipes é um erro grave! As medidas implementadas precisam ser avaliadas e melhoradas. Para isso, saber o que os colaboradores pensam da empresa e do que ela oferece é essencial! Assim, o sentimento de pertencimento aumenta, fazendo com que o profissional considere os resultados da empresa como parte de suas próprias conquistas profissionais.

3 – Promova a integração entre os setores

Esta ação permite que todos os colaboradores tenham uma visão abrangente dos processos da empresa, levando ao reconhecimento do próprio trabalho e dos colegas. A medida ainda facilita o entrosamento entre as áreas, contribuindo para um ambiente de trabalho mais agradável.

4 – Incentive uma cultura de reconhecimento mútuo

Elogiar o colega precisa ser uma prática constante, mesmo em situações corriqueiras. Reconhecer o trabalho, agradecer pela parceria e manter a cordialidade são práticas que ajudam as pessoas a se sentirem queridas. Essa rotina precisa ser incentivada entre os funcionários e praticada, principalmente, por gestores e profissionais em cargos de liderança.

5 – Desenvolva capacitações

Capacitar as equipes gera dois efeitos positivos: o primeiro é garantir a melhoria no trabalho dos profissionais que atuam na empresa, já que esta é uma oportunidade para reciclar conhecimentos e trabalhar pela melhoria dos processos. O segundo é que isto pode ser apresentado como um benefício, já que é a empresa investindo na qualificação de seus colaboradores.

6 – Planeje palestras motivacionais

Quando falamos em motivacionais, o objetivo é diferenciá-las de treinamentos ou cursos voltados aos processos e produtos da empresa. Porque o objetivo aqui é trazer conteúdos que sejam relevantes e que reforcem a cultura organizacional e a aplicação de tudo o que estamos listando aqui. A intenção é beneficiar o bem-estar de todos e promover um momento positivo em equipe.

7 – Premie os bons resultados

Muito além de elogiar e oferecer benefícios ― itens que já reforçamos nesta lista ― a estruturação de uma política de compensação por metas alcançadas é fundamental. Entre as ações mais conhecidas está a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que motiva as áreas a buscarem sempre os melhores índices. 

8 – Preocupe-se com a qualidade do local de trabalho

As pessoas passam a maior parte dos seus dias dedicadas ao trabalho. Por isso, é essencial que o ambiente profissional seja positivo. É um cuidado que diminui a possibilidade de intrigas e desentendimentos, bem como aumenta a produtividade e zela pelo bem-estar psicológico das pessoas. 

9 – Estruture um plano de carreira

Saber que há um espaço para crescimento contribui para que as pessoas se engajem nos desafios propostos, realizem um trabalho cada vez mais dedicado e planejem o futuro profissional dentro da sua empresa. Isso retém talentos e melhora os resultados, uma vez que os profissionais passam a atuar em benefício da empresa, não apenas dos objetivos pessoais.

10 – Cuide com a comunicação interna

Tão importante quanto fazer endomarketing é saber comunicar. As ações precisam ser divulgadas de tal modo que os colaboradores percebam a riqueza de cada cuidado, de cada iniciativa. É preciso que a preocupação que a empresa tem com os funcionários seja transparente. 

Mais que isso, comunicar também significa deixar todos a par do que acontece no empreendimento: quais são os planos para o futuro, como está a sustentabilidade do negócio, quais são as novidades e como está o alinhamento estratégico interno e perante o mercado. Colocar o público interno à frente da imprensa e do mercado é a demonstração de valor que os colaboradores precisam e merecem.

E para comunicar com qualidade e agregar valor a todas as ações internas, de modo que o endomarketing para vender mais seja uma realidade, conte com a Humantech! Nós somos especialistas em estratégias de comunicação corporativa inclusive para o público interno! Fale conosco e saiba como podemos auxiliar o seu negócio.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto ou queira fazer algum comentário, entre em contato conosco ou deixe o seu comentário no espaço abaixo. Estamos sempre à disposição para dialogar!

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