Você, provavelmente, já ouviu alguém dizer que está insatisfeito com o trabalho, não é? No Brasil, 56% das pessoas¹ desejam mudar de emprego, e muitas delas se sentem assim pela carência de valorização. Esse é um dos principais motivos da falta de motivação e de engajamento, o que resulta em altas taxas de rotatividade nas empresas. A boa notícia é que o endomarketing para o reconhecimento profissional é uma ferramenta que pode ajudar a alterar esse cenário.
O marketing interno é uma excelente técnica de gestão para motivar e engajar funcionários e parte desses resultados é atribuído aos programas de incentivo, utilizados para reconhecer os trabalhadores e fazer com que se sintam integrados às estratégias da empresa, isto é, responsáveis pelo sucesso da organização.
Por isso, neste artigo, vamos abordar a importância do endomarketing para o reconhecimento profissional e mostrar como é possível implementar programas de incentivo em qualquer empresa, independentemente do seu porte, segmento ou orçamento. Confira!
Por que o reconhecimento profissional é importante
Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e pela empresa LTM, 80% dos profissionais entrevistados apontaram que programas de premiação podem incentivar muito a sensação de reconhecimento, produtividade, melhora do ambiente de trabalho e satisfação geral.
Além disso, entre os que recebem prêmios por performance, 45% se sentem mais satisfeitos com o seu emprego, 47% esperam continuar trabalhando na atual empresa e 48% dos que recebem premiações ficam de cinco a mais de dez anos no emprego.
Os números indicam aquilo que, em tese, todo gestor já sabe ou, pelo menos, deveria saber: funcionários que se sentem valorizados produzem mais e melhor e ganham motivação, o que, por consequência, reflete em todo o clima organizacional. Apesar disso, entre os profissionais com carteira assinada que responderam à pesquisa do Instituto Locomotiva, 89% não recebem prêmios por performance.
Este cenário mostra que investir em ações de reconhecimento profissional, como os programas de incentivo, é cada vez mais necessário para empresas que queiram se manter competitivas. Isso porque essas estratégias refletem no aumento da produtividade e rentabilidade ― um reflexo da motivação e engajamento ― e na diminuição dos gastos em relação à rotatividade.
Além disso, colaboradores que se sentem reconhecidos e valorizados também agem como influenciadores do público interno e externo, aproximando os demais funcionários, clientes e outros profissionais. Por esses benefícios, a valorização profissional é aspecto fundamental para a melhoria contínua de todos os processos da empresa.
Como implementar o endomarketing para o reconhecimento profissional
O reconhecimento pode ser colocado em prática por meio de um elogio, de um produto ou de um prêmio em dinheiro: o importante é que os programas de incentivo sejam implementados de acordo com o perfil da empresa e de seus colaboradores. Não há uma receita pronta!
Como tudo no meio empresarial, esse processo também exige muito planejamento. A primeira etapa é buscar a aprovação das lideranças para implantar o programa de incentivo e, neste momento, é fundamental ressaltar os benefícios que essa estratégia pode trazer para o negócio! Também é importante verificar qual é o orçamento disponível ― não se preocupe, mesmo com poucos recursos, é possível desenvolver estratégias valiosas de reconhecimento.
Depois, é momento de planejar qual é a melhor opção de incentivo para utilizar na sua empresa. Existem várias alternativas, como a premiação em dinheiro; em produtos, como eletrônicos ou eletrodomésticos; em experiências, como viagens e cursos; e prêmios simbólicos, como um dia de folga, um feedback positivo ou um brinde personalizado.
As organizações têm perfis diferentes e o que funciona bem para uma, pode não trazer bons resultados em outra. O ideal é que, nesse processo, a equipe de gestão de pessoas busque conhecer os colaboradores e faça pesquisas de opinião para saber qual alternativa é mais interessante. Além disso, é importante estabelecer quais objetivos o empreendimento pretende alcançar com essas ações.
Na fase de planejamento, também deve ser definida a melhor frequência para a premiação. Ela pode ser eventual, isto é, concedida em datas determinadas ― duas vezes por ano, por exemplo ― ou estruturada, paga assim que o colaborador atingir as metas definidas.
Por último, a equipe de marketing deve pensar em estratégias para divulgar o programa de incentivo e fazer com que todos os colaboradores compreendam suas regras e se sintam motivados a participar. Este é um trabalho fundamental, afinal, de nada adianta ter um ótimo plano de valorização dos funcionários se eles não o conhecerem.
Aliás, ao implementar um programa de reconhecimento profissional na empresa, a união entre as equipes de gestão de pessoas e marketing, como já dissemos aqui no blog, é indispensável. Assim, as estratégias de endomarketing podem ser desenvolvidas com mais eficiência e gerar melhores resultados.
Endomarketing para o reconhecimento profissional na sua empresa
As ações de marketing interno voltadas ao reconhecimento profissional podem ser aplicadas em qualquer organização, das pequenas às grandes empresas. Elas trazem ganhos significativos e é possível implementá-las sem onerar o orçamento da organização. Basta pensar que se pode valorizar e reconhecer um colaborador com um dia de folga, um feedback positivo ou brindes personalizados de baixo custo, como dissemos anteriormente.
O importante é planejar ações desse tipo e trabalhar para criar um ambiente de trabalho atrativo e acolhedor. Sem dúvidas, essa preocupação vai impactar positivamente na qualidade do seu serviço ou produto e na satisfação do seu cliente.
Então, confira no nosso blog outros artigos sobre endomarketing para o reconhecimento profissional, conheça outros benefícios dessa prática e saiba como ela pode impactar na sua empresa. Nossa equipe está à disposição para apoiá-lo na implementação dessa técnica de gestão. Entre em contato e saiba mais!
¹ IG
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