Educação

E-Learning e Gamification: estratégias para o conhecimento

E-Learning e Gamification: estratégias para o conhecimento

O que é educação? A resposta para essa pergunta vai depender da forma como a encara. Como processo, como resultado, como uma estrutura, como esforço para o desenvolvimento ou o caminho para o conhecimento. Quem sabe, tudo isso ao mesmo tempo. Muito resumidamente, podemos dizer que educação refere-se ao processo de ensinar e aprender. Pode envolver também o desenvolvimento da sociabilização do indivíduo em sua trajetória de aprendizagem. Sendo a educação algo implícito na evolução humana em diferentes âmbitos sociais (família, escola, igreja), é preciso levar em conta a importância de sua adaptação ao contexto em que está inserida. Já falamos aqui no blog sobre como a estrutura educacional precisa se ajustar às novas realidades sociais, culturais e tecnológicas que surgem ao longo do tempo. Com a evolução do papel das plataformas digitais na comunicação humana, não é difícil imaginar que isso afetou diretamente a educação. A mudança mais drástica nesta área proporcionada pela expansão dos computadores e da internet refere-se à liberdade. Não estamos mais presos às salas de aula. O conhecimento pode vir por meio de cliques, touch screen e a milhares de quilômetros de distância.

E é nesse sentido de liberdade que a “Educação à distância” (EAD) confirma cada vez mais sua legitimidade como ferramenta de conhecimento. A EAD proporciona autonomia no aprendizado. Teóricos como Jean Piaget e Constance Kamii consideram a autonomia peça chave do processo de aprendizagem, no qual o aluno é o foco — o professor orienta, mas o estudante é que escolhe o ritmo e a maneira como quer estudar e aprender, de acordo com suas necessidades pessoais. Mas a EAD veio muito antes do computador. Com a Revolução Científica iniciada no século XVII, as cartas comunicando informações científicas inauguraram uma nova era na arte de ensinar. O e-Learning é fruto do desenvolvimento da educação à distância e das tecnologias digitais de comunicação.

Promover o e-learning não diz respeito a apenas a transferir o conteúdo para uma plataforma digital. Para realizar uma efetiva educação on-line é preciso planejar e arquitetar caminhos para levar o conhecimento até o usuário. Nesse sentido, o UX Design (design de experiência) torna-se um grande aliado. A partir das necessidades do estudante, o designer de interfaces educacionais constrói uma narrativa visual para promover a aprendizagem com excelência, levando em conta a forma como o usuário absorve as informações e avaliando de que maneira a estrutura do conteúdo pode contribuir para esse processo.

Uma das formas de elaborar essa estrutura para o aprendizado remoto é a partir do gamification. A lógica dos jogos pode instigar áreas do cérebro que contribuem para a melhor compreensão do conteúdo. Uma pesquisa realizada pelo portal Learning & Performance Brasil revela a visão dos profissionais e de empresas quanto ao uso de games aplicados ao e-learning. Confira alguns pontos importantes:

  • 78% dos participantes afirmam que os jogos proporcionam boa retenção do conteúdo
  • 94% dos participantes acreditam que a aplicação de jogos educativos ao e-Learning pode melhorar o desempenho e a capacidade de demonstrar o quanto o aluno aprendeu
  • 27% acreditam que o gamification pode ser utilizados na fixação do conteúdo
  • 23% apostam nos games como fator motivador no processo de aprendizagem
  • 96% acreditam que o modo de pensar dos jogos está mais adaptado ao mundo atual que o modo tradicional de ensino

Clique na imagem abaixo para conferir o infográfico completo que retrata o potencial do gamification na educação.

E-Learning e Gamification: estratégias para o conhecimento

E qual seria essa “lógica dos games”: Ela é baseada em desafios e recompensas em torno de uma história. Aplicar este conceito na forma de ensinar é uma maneira de condicionar a educação de forma dinâmica. O poder dessa abordagem aliado às tecnologias digitais expande de maneira extraordinária o potencial e as possibilidades de aprendizado. Quem acredita nisso também é Tom Chatfield, teórico de games. Em sua palestra no TED ele demonstra como a lógica utilizada nos videogames pode ajudar a desenvolver habilidades em nosso cérebro por meio do engajamento. Confira:

https://youtu.be/SjJN_nbrihc

E se ainda está em dúvida sobre o poder que o gamification pode exercer sobre nossos cérebros, veja a palestra de Jane McGonigal, uma designer de games que após sofrer uma séria concussão teve uma ideia fascinante sobre como poderia melhorar seu estado. Ela mergulhou na pesquisa científica e criou um jogo de cura, o “SuperBetter”.

[Caso não visualize o vídeo abaixo, clique aqui.]
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