Inbound Marketing

[E-book] Marketing e Vendas: é hora de superar conflitos

marketing e vendas

Seja na vida pessoal, seja na profissional, ter um grande amigo ou um time competente é fundamental para seguir o caminho com mais firmeza e alcançar os objetivos. Tom Jobim já dizia que “é impossível ser feliz sozinho” e ele tinha razão, Vinicius de Moraes que o diga. O importante é termos claro que uma boa parceria, em qualquer área, é essencial para chegar ao sucesso e sobre isso que vamos falar aqui, só que especificamente sobre as equipes de marketing e vendas.

Essas são duas áreas muito importantes dentro de uma empresa e, por isso mesmo, devem se esforçar para trabalharem juntas, de uma maneira complementar e alinhada. Tá bom, confessamos que essa não é uma tarefa fácil. Todo mundo sabe que a relação entre os profissionais de marketing e vendas sempre foi um pouco conturbada, com muitas histórias de brigas e desentendimentos. Em muitos negócios, o abismo entre os dois setores é tão grande que reflete até no desempenho geral, impedindo que metas sejam cumpridas e que o faturamento aumente.

Se essa é a realidade na sua empresa, está mais do que na hora de tomar uma providência. Não sabe como fazer isso? É por esta razão que estamos aqui, para ajudar você a entender melhor essa relação e como fazê-la dar resultados positivos. Elaboramos, junto com a Next Idea¹, um e-book que pode servir como um manual para resolver qualquer questão entre os profissionais de marketing e vendas.

Usando a mesma linguagem para marketing e vendas

No primeiro capítulo, entregamos um pequeno glossário com os termos mais usados pelas duas áreas e que precisam estar claros para ambas, principalmente porque são usados na definição e controle das metas. É um bom começo para que a comunicação flua sem obstáculos.

Apresentamos também um novo conceito, o Smarketing (sales + marketing, em inglês), uma metodologia que tem o propósito de criar uma ponte entre os dois setores e fazer com que eles trabalhem em plena cooperação. Adotar essa sistemática é primordial para as empresas que querem implantar o inbound marketing, pois ela fortalece as etapas de conversão de um lead e facilita a efetivação do negócio.

Marketing como setor estratégico

Já falamos mais de uma vez aqui no blog que cortar o marketing é praticamente cortar a sua empresa do mercado. No segundo capítulo do e-book mostramos como colocar o marketing como parte essencial de todo o processo e não apenas como um apoio do negócio. O objetivo é fazer você enxergar esta área como investimento e não como uma despesa, um gasto que pode ser alterado de qualquer maneira.

Uma das dicas que podemos adiantar para fazer do marketing um setor estratégico é atrelar o investimento ao retorno que ele dará. Não pense só no gasto de uma campanha ou de um novo portfólio, mas sim no aumento das vendas e dos rendimentos da empresa. Ah, e não se esqueça de mensurar todos os resultados, isso dá mais força aos seus argumentos.

Reúna para conquistar

Distorcendo uma máxima de guerra que diz que é mais fácil “dividir para conquistar”, quando falamos em marketing e vendas, a ideia é reunir as equipes para conquistar cada vez mais clientes. É sobre isso que trataremos no terceiro capítulo, mostrando que é possível alinhar a comunicação, estabelecer metas e objetivos comuns e apresentar resultados de forma unificada. No material, você vai encontrar uma lista de dicas para fazer este trabalho de integração e cooperação dar certo.

Também é nesta parte do e-book em que vamos mostrar porque a boa relação entre marketing e vendas é essencial para que a estratégia de inbound marketing dê certo. Como esse trabalho conjunto pode ser o que estava faltando para a sua empresa engrenar e conquistar o sucesso. Por isso, não deixe de fazer o download quando terminar de ler o texto, combinado?

Firme um compromisso entre as equipes

Esta última etapa do material trata do acordo que deve ser firmado entre marketing e vendas para formalizar o método de trabalho, a estratégia e as metas. O mais comum deles e que explicamos com detalhes é o service level agreement, mais conhecido como SLA. Você também confere sugestões de como criar objetivos que integrem as duas áreas.

Para finalizar, falamos um pouco sobre o pós-venda, etapa de conquista e fidelização do cliente. Nela, é super importante que os profissionais se entendam e realmente trabalhem para fazer dos compradores verdadeiros divulgadores de seus produtos e sua marca.

Então não perca mais tempo, baixe o nosso e-book e confira todas as dicas e sugestões que elaboramos em parceria com a Next Idea para acabar de vez com os desentendimentos entre as áreas de marketing e vendas. E se surgir alguma dúvida, estamos aqui para ajudá-lo. Boa leitura!

Clique aqui e baixe grátis o e-book sobre Marketing e Vendas

¹ Next Idea

Tópicos: