A relevância de qualquer negócio perante o mercado está diretamente relacionada à capacidade que ele tem de inovar. Já falamos aqui, mas não custa voltar ao assunto: inovar não é uma palavra ligada apenas à criação de algo novo. Ela diz respeito, também, a uma forma diferente de fazer as coisas, ainda que muitas vezes sejam as mesmas que muita gente já faz. Para conquistar essa posição de destaque, o melhor caminho é aproveitar o capital intelectual que já existe na sua empresa para, deles, extrair o que há de melhor. E o melhor conceito para realizar essa ação é a gestão do conhecimento (GC).
Trata-se da habilidade que uma organização tem de criar e disseminar o conhecimento já existente entre as pessoas envolvidas nos processos para incorporá-lo aos produtos e serviços desenvolvidos. Mais: é um conjunto de metodologias e tecnologias preparadas para administrar todo o know-how de uma companhia. Esta é uma iniciativa para identificar, renovar e aplicar resultados efetivos na empresa.
Por que e como usar a gestão do conhecimento
Garantir resultados mais qualificados naquilo que é oferecido para os seus clientes demanda a utilização máxima da competência de cada colaborador. São as suas equipes que compõem a riqueza do seu negócio. É considerando a bagagem e a habilidade de cada profissional que qualquer contratação é feita, e justamente por essa razão é que nada disso pode ser ignorado. Aí está o caminho para o alcance da excelência, de fato.
Por isso, fazer uso da GC é buscar de uma maneira única o aproveitamento de diferenciais que já fazem parte do seu dia a dia de trabalho, mas não estão sendo aproveitados da forma mais adequada e eficaz. Funcionários, gestores e clientes são naturalmente fornecedores de dados e informações pertinentes que auxiliam no processo de criação de soluções otimizadas. Só é possível reconhecer essas demandas e aplicá-las na prática quando são ordenadas para produzir um conhecimento transformador.
Aproveitar os benefícios dessa disciplina exige, sobretudo, domínio a respeito da GC. São várias as pessoas que contribuem para que ela se torne realidade e gere riquezas para uma organização. No entanto, é necessário conhecer as ferramentas e os caminhos para o desenvolvimento de estratégias assertivas. Por isso é importante saber que a sua empresa tem muito a ganhar utilizando a GC, mas os resultados efetivos só poderão ser visualizados quando tudo estiver organizado e mapeado correta e estrategicamente.
Para entender melhor a função da GC, especialmente nas empresas, por que é fundamental a assessoria de um especialista, de que maneira, efetivamente, você pode se beneficiar e como ela pode entregar diferenciais ao mercado, apresentamos um e-book exclusivo e esclarecedor sobre o tema.
Desenvolvido pelo consultor-chefe da Humantech, Celso Ricardo Salazar Valentim¹, o material explica os tipos de conhecimento existentes, como eles estão naturalmente presentes nas suas atividades diárias e demonstra as pesquisas e referências que abordam em profundidade essa questão.
Baixe o material gratuitamente e conheça melhor o assunto. Depois, entre em contato com a gente para aplicar essa solução na sua empresa!