Em 22 de abril de 2015, a Humantech Gestão do Conhecimento completou uma década explorando um mercado pouco conhecido. Desde 2005, trabalha transformando informação em conteúdo relevante para as empresas, investindo o capital intelectual para obter resultados reais para empresas de todos os portes.
Para comemorar, o blog O Conhecimento, que surgiu desta paixão pela colaboração, pela criatividade, pela inovação e pela sabedoria, fez uma lista do que marcou em cada ano dessa história de sucesso.
2005-01
No quinto ano do milênio, a rede social do momento era o Orkut, o MSN era sinônimo de chat em tempo real e a conexão discada ainda era uma opção. A internet comercial no Brasil completava dez anos e, quando a utilização destas ferramentas ainda não era tendência nem de longe, a Humantech Consultoria estreou com a proposta de conceber projetos de conhecimento e realizar capacitação dos clientes para que os projetos pudessem ser implementados e geridos.
2006-02
O ano em que as mídias sociais explodiram no mundo. Facebook se consolida, MySpace se torna uma alternativa diferenciada às redes, o Twitter é criado e a Google compra o Youtube, criado um ano antes. A edição especial da revista americana Time, que normalmente elege alguma personalidade pública como a pessoa do ano escolhe “você” para estampar a capa, simbolizando o poder do usuário em uma nova era de proximidade entre as empresas e seu público.
Neste ano, a Humantech iniciou um dos seus canais de de maior sucesso, o blog O Economista, que tem como proposta ser um blog de economia e negócios com conteúdos relevantes e exclusivos, trazendo, além das notícias diárias, matérias especiais, entrevistas e artigos.
2007-03
Lá fora, este foi o ano da revolução do lançamento do primeiro iPhone, que é um divisor de águas no mercado da mobilidade. Também foi o ano em que a Humantech investiu pesado em uma das suas principais áreas, a da Educação. A empresa ampliou a realização de treinamentos presenciais para as organizações e para as instituições de ensino.
2008-04
Começaram os preparativos para que a Humantech pudesse implementar e gerir os projetos concebidos nas atividades de consultoria. Esse momento de expansão se deu em uma realidade econômica adversa, no auge de uma crise internacional. Enquanto o mundo passava por dificuldades, a Humantech se preparava para dar um salto de crescimento, colaborando também com a expansão dos negócios dos seus clientes.
2009-05
A Humantech faz uma grande expansão, adquirindo uma agência digital, uma fábrica de software e ampliando a equipe. Além da equipe de Consultoria, a empresa passou a contar com as equipes de Conteúdo, Digital e Tecnologia. Neste ano também, a Humantech começou a fazer as primeiras investidas em uma das áreas que veio a se tornar uma das principais soluções oferecidas pela empresa, o e-Learning: uma tendência nos métodos de ensino a distância.
2010-06
A área de Conteúdo foi ampliada e a empresa iniciou um processo de diversificação dos materiais produzidos. Hoje em dia a Humantech produz soluções variadas, desde treinamentos para diversas plataformas até produção de conteúdo para mídias sociais, marketing, gestão do conhecimento, vídeos, campanhas e websites.
2011-07
A internet se expande cada vez mais, aumentando a concorrência entre empresas de negócios variados e esquentando a briga pelo estabelecimento de um bom território no mundo digital. Uma medida para destacar-se como diferencial no mercado é a adoção de programas de relacionamento e fidelidade. Nesse contexto a Humantech começa a trabalhar e gerenciar essas ações.
2012-08
A Humantech passou a estabelecer uma presença própria no ambiente on-line, fazendo perfis no Facebook, LinkedIn, Twitter, Google Plus, Youtube e Pinterest. A empresa entende que uma marca bem estabelecida em um meio digital está estrategicamente muito à frente do que uma que não está.
Além das redes sociais, surgiu este blog, O Conhecimento, que já produziu conteúdos diversos sobre colaboração, inovação, criatividade, tendências e marketing na internet. O blog tem como objetivo discutir temas ligados às soluções que a Humantech oferece e que possam expandir o conhecimento de quem colabora e de quem o acompanha.
2013-09
Um ano chave para a Humantech. Além da abertura de um escritório comercial em São Paulo (SP), foi lançado um dos nossos principais produtos, o Collabo, uma plataforma de Gestão do Conhecimento que vinha sendo produzida desde 2012 pela equipe.
O Collabo permite ao usuário maior facilidade em processos de identificação, aquisição, organização, manutenção, aplicação, compartilhamento e renovação do conhecimento individual e coletivo dos colaboradores. Uma ferramenta que é voltada para um dos conhecimentos básicos da GC: a transformação de conhecimento tácito em conhecimento coletivo.
2014-10
O ano passado foi marcado pela estruturação da plataforma de gamification integrada com o Learn Management System (LMS) da Humantech. O método de Ensino a Distância (EAD), por meio de lógica de jogos, instiga áreas específicas do cérebro, o que contribui para a melhor compreensão do conteúdo.
Para a Humantech, 2015 não marca só o aniversário de uma década de sucesso em um nicho de mercado inovador, mas o início de um novo ciclo com novos desafios e objetivos a serem conquistados.