A internet facilitou bastante a nossa vida nos mais diferentes aspectos, principalmente no que se refere ao conhecimento. Tanto que hoje é possível aprender sobre diversos temas com apenas alguns cliques, o que, como já dissemos em outros artigos, impactou diretamente na relação entre as empresas e os consumidores. Afinal, as pessoas agora querem entender mais do que nunca as soluções que existem para resolver seus problemas antes de optar por uma delas. Tomando isso como base, marketing de conteúdo nasceu com a premissa de que as empresas precisam oferecer essas informações se não quiserem ficar para trás no mercado. E para ter um sucesso real é preciso, entre outras coisas, saber como destacar conteúdo na internet.
Isso mesmo. Bem sabemos que a quantidade de dados disponível on-line é quase infinita. É possível obter informações voltadas para os diversos níveis de conhecimento, o que torna os esforços das empresas sobre como destacar conteúdo na internet um desafio cada vez maior. Mas calma! Existe sim a possibilidade de conseguir isso e agora vamos mostrar o que você precisa fazer para diferenciar o material da sua empresa nessa maré de informações.
Então, vamos passar logo para a parte prática? Acompanhe e descubra como destacar conteúdo na internet!
Como destacar conteúdo na internet no meio de tanta informação
Desenvolva um planejamento editorial
Planejamento é essencial para qualquer ação corporativa, pois ele permite manter o foco nas metas e desenvolver ações seguindo a linha da empresa. Com o conteúdo não é diferente. É preciso estabelecer o que o empreendimento deseja alcançar com ele para que a equipe possa, então, elaborar os materiais da forma mais adequada. Nesse sentido, o primeiro passo sobre como destacar conteúdo na internet é compreender quem é a sua audiência, ou seja, quem são os potenciais clientes da sua empresa.
Para descobrir isso, a empresa precisa definir os perfis dos consumidores (personas) que se interessam ou podem se interessar pela sua solução, considerando o máximo de informações possíveis, desde as pessoais até as profissionais. E como isso é feito? A partir de uma pesquisa com os atuais consumidores. O perfil reunirá aqueles dados que se repetem e formam um padrão na base de clientes. Com isso, você cria um consumidor modelo e é para ele que você vai escrever, pois conseguirá englobar seus potenciais clientes com maior chance de sucesso.
Depois, é necessário elaborar um calendário editorial, no qual deve ser especificado a frequência de publicação de materiais, quais temas devem ser abordados e em que canais devem ser publicados e divulgados, por exemplo. Esse cronograma é indispensável para colocar em prática todo o planejamento e organizar as ações, permitindo que a equipe se prepare com antecedência para o desenvolvimento dos conteúdos e garanta a devida qualidade deles.
Trabalhe o relacionamento com os consumidores
Já comentamos aqui no blog que, mais do que focar em vendas, é preciso trabalhar o relacionamento com os consumidores. Esse é o princípio do marketing de conteúdo e tem uma boa justificativa que o sustenta: quando a empresa realmente conquista a pessoa, ela deixa sua marca a ponto de fidelizá-la e torná-la sua embaixadora. Isso é algo bem maior do que uma venda pontual depois da qual o cliente talvez nunca mais retorne. E quando falamos de relacionamento é importante considerarmos que existem estágios pelos quais os envolvidos passam para fortalecê-lo.
O mesmo processo acontece entre um potencial cliente e uma empresa. Desta forma, a produção de conteúdo precisa considerar esses diferentes estágios e, para ajudar nessa tarefa, existe uma ferramenta muito importante: o funil de vendas. Originalmente utilizado pelo setor de vendas, ele foi adaptado para a estratégia de inbound marketing e auxilia no desenvolvimento de informações adequadas a cada fase da jornada do consumidor. Com isso, sua empresa conquista e fideliza os consumidores por meio de informações de qualidade que vão ajudar no dia a dia deles.
Compreenda o comportamento dos consumidores
Para oferecer o conteúdo que as pessoas precisam é importante conhecer o comportamento delas durante o processo de compra. E isso inclui tanto as ações conscientes (as que podem ser descritas pelos consumidores e observadas por meio de pesquisas de mercado) quanto as inconscientes (aquelas que os consumidores não conseguem definir e influenciam indiretamente todos os seus atos e escolhas). O inconsciente é tão importante que, para entendê-lo, foram realizados estudos em parceria com a neurociência, surgindo, a partir daí, o neuromarketing.
Ao considerar esses aspectos, pode-se compreender melhor as preferências das pessoas durante o consumo, o que permite a produção das informações que elas buscam da forma que mais as agradam. Para isso são consideradas a linguagem utilizada, a disposição de elementos, a fonte, as cores do design e assim por diante.
Otimize textos com SEO
Quando falamos em artigos de blogs e sites um dos requisitos fundamentais é que eles sejam produzidos com as técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Elas são muito importantes para os sites de buscas, como o Google, pois têm elementos essenciais para textos bem escritos e de fácil compreensão na internet. Desta forma, quando uma pessoa pesquisa por determinado tema, os buscadores avaliam quais são os textos com maior relevância segundo esses critérios e os apresentam nos primeiros lugares do ranking. Por isso esse conjunto de técnicas é fundamental quando o assunto é como destacar conteúdo na internet.
Antes de desenvolver qualquer artigo para seu blog, faça um planejamento e avalie quais são as palavras-chave importantes para o tema e que devem ser utilizadas. Elabore títulos atrativos e divida o artigo em subtítulos. Lembre-se também de que o formato de um texto para uma página web é diferente daquele direcionado para plataformas físicas, pois a maneira como as pessoas o consomem é diferente (confira mais dicas de SEO clicando aqui). E fique atento às tendências, pois os algoritmos mudam frequentemente.
Divulgue sua marca
Seja relacionado à vida pessoal, seja à profissional, é fato que apenas somos lembrados quando somos vistos. Isso também acontece em relação às empresas e significa que não adianta produzir um conteúdo excelente se os consumidores não sabem disso e não conseguem para dar visibilidade ao conteúdo produzido por uma marca. É por essa razão que uma divulgação eficiente é tão necessária. E sabe quais ferramentas on-line são verdadeiras aliadas nessa tarefa? As redes sociais, com os posts patrocinados e as mídias pagas. Vamos explicar melhor.
Marcar presença nas redes sociais é indispensável nos dias de hoje, pois é a forma mais fácil e rápida de alcançar os consumidores. Entretanto, com as mudanças de algoritmos, nem sempre a mensagem da empresa consegue atingir um grande número de potenciais clientes, e é aí que entram os posts patrocinados. Patrocine alguns artigos estratégicos e que podem chamar a atenção de mais pessoas para sua empresa, com isso, sua marca estará sempre em evidência nesses canais.
Esse mesmo princípio serve para o Google. Para que uma marca consiga finalmente aparecer nas primeiras posições de busca é necessário muito trabalho e persistência, pois os resultados acontecem a médio e a longo prazo. Mas isso não significa que você precisa esperar até lá. As empresas podem investir em alguns anúncios on-line estratégicos para conseguir atrair mais visitantes e já começar a se destacar nas primeiras posições do ranking.
Mensure resultados
Por fim, tão importante quanto produzir conhecimento é mensurar o resultado. Apenas fazendo isso é possível descobrir com precisão o que realmente interessa seu público, como os temas devem ser abordados e qual é a linguagem mais adequada, por exemplo, o que é essencial em relação a como destacar conteúdo na internet. A empresa precisa testar para conseguir aprimorar cada vez mais o conteúdo e se destacar. Com a mensuração também pode-se descobrir a origem dos acessos e, a partir dessa informação, priorizar a divulgação de materiais nesses espaços.
Além disso, ao analisar o resultado da estratégia, você vai conseguir calcular o ROI (retorno por investimento) e observar o andamento de todo o projeto, acompanhando o resultado em relação ao fluxo de caixa, à imagem da marca, à qualificação dos processos e à satisfação de todos os envolvidos com o negócio.
Com essas dicas você está pronto para destacar seu conteúdo no ambiente digital e com informações de qualidade. Assim, você conseguirá destacar sua empresa e conquistar cada vez mais leitores e clientes. E se precisar de apoio nessa tarefa, conte com o nosso time de especialistas. É só entrar em contato!