Ambientes educacionais são a principal referência no compartilhamento de conhecimento. Mas o que faz um se diferenciar do outro é o dinamismo que demonstra ter. Quanto mais deixa claro essa característica, mais chama a atenção do público que quer alcançar. Especialmente porque a informação tornou-se algo de fácil acesso no mundo contemporâneo. Por isso, é necessário posicionar-se como um local seguro, confiável e produtivo para troca de ideias, aperfeiçoamento dos conhecimentos, enriquecimento intelectual e impulsionamento da criatividade. Diante dessa realidade, nada melhor do que estar em um meio no qual a informação é compartilhada e propagada para manter-se mais próximo à realidade das pessoas e, ao mesmo tempo, destacar-se com uma atuação diferenciada. Para ajudar neste desafio, vamos entender melhor a importância do blog nas instituições de ensino.
Há diversas maneiras de administrar este espaço, tanto de forma compartilhada — quando alunos, professores e corpo administrativo participam das publicações e dos debates, enriquecendo as pautas das disciplinas, dos cursos e da própria instituição — quanto de forma estratégica para comunicação com o público, neste caso, mais voltada para demonstração dos diferenciais, da capacidade, da autoridade que a instituição tem no que faz e oferece. Este último modelo, no entanto, não exclui a possibilidade de participação dos professores para que o ambiente seja também usado como uma extensão das discussões em sala de aula.
O fato é que um blog, além de aproximar os alunos da instituição, pode ser uma ferramenta estratégica de marketing digital. Em qualquer um dos cenários que exemplificamos acima, as pessoas que estiverem observando essa movimentação de fora irão perceber o dinamismo e a transparência da instituição de ensino (IE). No modelo de publicações compartilhadas, a impressão que fica é de um espaço de discussões ricas e pertinentes, onde todos contribuem para a formação do conhecimento. Caso for usado com o intuito de apresentar as características, especialidades e realidade do local, da mesma forma o retrato foge ao padrão propagandístico da publicidade ou dos textos do site, passando a mostrar mais flexibilidade, pessoalidade e abertura ao diálogo e à interação.
Usando o blog como uma ferramenta direta de marketing digital
Por que ferramenta direta de marketing digital? Porque qualquer ação envolvendo um blog, entre aquelas duas que apresentamos ali em cima, é capaz de trazer consequências positivas à sua IE. Vamos explicar melhor no decorrer dessa nossa conversa. No entanto, aqui queremos apresentar um modelo bem direto: como usar o blog especificamente para atrair o público-alvo da instituição e levá-los a fazer a matrícula e, assim, garantir um relacionamento.
Neste modelo é possível destacar os diferenciais da instituição com textos que expliquem assuntos relacionados ao que é oferecido. Se for uma escola de idiomas, por exemplo, o conteúdo pode ser voltado ao mercado de trabalho, sobre como o domínio de um segundo (ou até terceiro) idioma é um grande diferencial num mercado competitivo. Dicas de viagens, games, músicas e filmes também são fontes ricas de atração, capazes de cativar um público bem abrangente e muito eficazes na compreensão da importância do que você tem a oferecer. Tudo isso com um espaço privilegiado, que permite ao interessado voltar quantas vezes quiser, se ele considerar o que você oferece como pertinente para a realidade dele. Sempre, é claro, conduzindo a mensagem com o objetivo de fazê-lo se relacionar com você.
Mas em uma escola de ensino fundamental, é possível a mesma abordagem? Claro que é! Especialmente com o público que é atendido. Os materiais podem desde buscar a atenção das crianças e adolescentes, para que elas se sintam à vontade e queiram, de fato, frequentar o espaço que a sua instituição planejou para elas, quanto dos pais, que podem ser convencidos ao encontrarem conteúdos que ressaltem a importância de projetos pedagógicos bem-estruturados, conduzidos por profissionais dedicados. Além, é claro, da segurança, de informações sobre livros didáticos, da importância da revisão constante nos métodos utilizados. Transparecer a preocupação da instituição com esses assuntos fornece aos pais uma boa imagem sobre a forma da escola atuar.
No caso das universidades e faculdades, o que os alunos querem é sentir segurança no futuro profissional. Dessa maneira, é possível explicar as características das diferentes profissões ligadas aos cursos oferecidos, sobre como é enriquecedor o desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa, mercado de trabalho, financiamento estudantil, entre tantas outras abordagens.
Perceba que nada disso é propaganda incômoda e invasiva: em todos os casos você demonstra a sua especialidade, faz com que seu público sinta segurança no método de trabalho da sua IE e a encare como uma referência, agregando valor à sua marca e justificando um relacionamento. Por mais que para você a educação seja um negócio, não é essa a melhor impressão a ser transmitida a quem está interessado em uma matrícula. Por essa razão, é mais efetivo demonstrar a sua capacidade pedagógica, a eficácia dos seus métodos, a importância daquilo que você oferece — seja um curso de idiomas, creche, faculdade — do que fazer um anúncio estilo varejão chamando pelo preço e as condições de pagamento.
O que você precisa é passar confiança, credibilidade. Para isso, nada melhor do que provar conhecimento sobre aquilo que você faz. É procurando por essas informações, por honestidade, competência e reconhecimento que as pessoas vão se relacionar com a sua IE.
Saber com quem falar é o primeiro passo para uma comunicação eficaz
Agora que você já sabe o que pode ser abordado, de que maneira esses assuntos vão alcançar seu público e a importância que existe em compartilhar essas informações, é preciso compreender um elemento essencial para a eficácia das ações desenvolvidas: a definição das personas.
Personas são as pessoas com quem você quer falar. É a descrição detalhada do perfil do seu público-alvo, do leitor que você pretende atrair para o blog. Sem ter essa informação, você pode não estar fazendo a comunicação adequada e, por mais que esteja evidenciando todas as características para se posicionar como referência no que faz, a forma de transmitir esse conteúdo pode prejudicar os resultados.
Então, se a sua IE atende crianças pequenas, do maternal à pré-escola, por exemplo, provavelmente as mamães serão o público-alvo. E aqui você pode trabalhar com os esteriótipos mesmo. Pode até ser que nas suas comunicações internas você tenha o objetivo de envolver o pai e a mãe em tudo, e isso é algo bem legal, inclusive para ser abordado no blog (não dizendo que você faz, mas informando a importância de uma instituição envolver ambos os pais no processo educacional. Entendeu a sacada?). Mas como você quer atrair quem ainda não tem um relacionamento com a instituição, talvez seja realmente a mãe quem vai tomar a decisão da matrícula. Então descreva ela em detalhes: com o que trabalha, qual a idade, quantos filhos tem, se mora de aluguel ou casa própria, se tem o próprio carro ou divide com o marido, talvez seja mãe solteira… Enfim, é você quem vai definir essa persona com base em quem se pretende alcançar.
Daí é só fazer o conteúdo pensando em falar diretamente para esta pessoa. Ao fazer o conteúdo exato e na medida para aquele cliente que você imaginou, essa aproximação vai ficar mais facilitada.
Essa é a mesma receita para todos os casos: se é uma faculdade, certamente seu público será de jovens recém saídos do ensino médio. Se é oferecido ensino técnico, o público pode ser de adolescentes em busca de uma decisão profissional, que estejam cursando ou concluindo o segundo grau.
Tal definição é importante, especialmente, se você for usar o blog como uma estratégia direta de marketing digital, como dissemos anteriormente. Claro que no outro caso (que vamos apresentar a seguir), a persona também é essencial e o primeiro passo no início de qualquer projeto em marketing de conteúdo. Como as contribuições serão mais abrangentes, a proposta também será diferenciada.
Mas estamos nos adiantando. Vamos ver melhor essa história de blog compartilhado no tópico a seguir.
Blog compartilhado para envolver todos no processo
Aqui entramos em um uso mais pedagógico do blog. Como adiantamos lá no início do texto: ele pode ser usado de maneira compartilhada para comentar, esclarecer e aprofundar assuntos do dia a dia da instituição e dos temas tratados dentro da sala de aula, com o compartilhamento de materiais complementares e discussões que ampliem a visão a respeito de determinado assunto.
Mas essa não é uma facilidade apenas para instituições menores. Mesmo aquelas com atuação bem vasta — do maternal à pós-graduação — podem organizar os assuntos por categorias, dividir os dias de publicação entre os diversos níveis de ensino e acessar todo o material, inclusive de outra etapa de aprendizagem, para buscar aperfeiçoamento e enriquecer o debate.
Imagine que estudantes de ensino superior dessa instituição, de algum curso de licenciatura, além de tratar dos temas do currículo, possam acompanhar as atividades da pré-escola ou do primário nos posts do blog. Seria algo extremamente enriquecedor, não? E aos professores desses estágios primários, verificar os trabalhos realizados pelo pessoal do ensino superior poderia ser uma grande fonte de formação e informação para o aprimoramento profissional, não é verdade?
Em institutos de pós-graduação, o compartilhamento de informações de uma formação podem complementar o outro e até despertar interesse de motivar os alunos a buscar mais uma pós, porque as discussões estarão além da sala de aula. Numa escola de idiomas, os assuntos de uma turma de nível mais avançado pode ajudar nas dificuldades de quem está começando agora.
Mas muito mais do que a participação e a motivação dentro do ambiente educacional, capaz de transformar a experiência com quem já tem uma relação com a IE, essa iniciativa pode chamar a atenção do público-alvo da instituição de uma maneira inédita, exclusiva. Com isso, a impressão deixada para suas personas pode ser a mais positiva possível. Afinal, quão bacana e dinâmico é participar, se relacionar com uma escola que proporcione ajuda mútua entre os seus integrantes para enriquecimento do conhecimento! É tudo que uma instituição precisa transparecer para associar sua marca à credibilidade, confiança e qualidade.
Uma estratégia comercial que qualifica a proposta pedagógica
Diante de tudo isso, não há dúvidas sobre o quanto um blog pode fazer a diferença na sua IE e, especialmente, na forma como o seu público percebe o seu trabalho. Agora, o que precisamos deixar bem sinalizado e reforçado é o que vai acontecer depois dessa boa impressão.
A credibilidade é um dos fatores mais importantes para o fortalecimento da marca de uma instituição de ensino. Uma proposta considerada frágil não motiva ninguém a iniciar um relacionamento. A incerteza sobre os métodos utilizados e o “disse-me-disse” podem jogar contra você. Então o objetivo é claro: atrair as pessoas importantes para a sua instituição (que você definiu lá nas personas), fazer com que elas se interessem pelo seu conteúdo e, assim, tenham o seu blog como uma fonte de consulta permanente.
A partir daí você está a um passo de tornar essa pessoa (já um lead, ou seja, um contato qualificado) um futuro aluno da sua IE. Após a conquista desse relacionamento, manter ele participando do blog permite a permanência dessa avaliação positiva, a motivação em prosseguir com esse relacionamento e, tão importante quanto todo esse processo, faz dele um propagador da sua marca.
Neste ponto, o “disse-me-disse” não será apenas da boca pra fora. Qualquer pessoa com quem este aluno falar, relatar sua experiência, poderá comprovar visitando seu blog, gerando uma nova oportunidade para você. No fim das contas, você estará fazendo inbound marketing, por meio de uma das mais poderosas ferramentas do marketing de conteúdo: o blog.
Então não perca mais tempo! Aproveite essas vantagens para implantar essa forma de comunicação na sua IE. Mas atenção! É importante pensar com critério na sua estratégia, para que você alcance todos esses resultados que exemplificamos aqui. Por isso, venha conversar com a gente! Nós podemos ajudá-lo neste desafio.