Tecnologia

Cuidado! A tecnologia e a internet podem te deixar burro

Cuidado! A tecnologia e a internet podem te deixar burro

Com a evolução da tecnologia e o constante acesso à internet, devemos nos perguntar: Essa overdose de informação está realmente contribuindo para nos deixar mais inteligentes, ou não? O uso das tecnologias e da internet estão deixando nosso cérebro mais preguiçoso ou mais ativo? E a nossa relação social, como está?

O fato é que somos bombardeados a todo o momento por informações e um piscar de olhos já é o suficiente para nos distrairmos ou esquecermos qualquer coisa que iríamos fazer. Este vídeo feito pelo Nerdologia fala sobre o contraponto entre estarmos ou não ficando mais rasos e como a tecnologia contribui para que isso aconteça. Além disso, esclarece questões como o motivo de estarmos mais distraídos e o por que não somos multitarefas. Confira:

Uma pesquisa realizada em 2012 com 1.021 especialistas e críticos de tecnologia aponta que 50% dos entrevistados concordam que a internet é um local que estimula vários talentos e a habilidade de encontrar informações de relevância on-line. Porém, 42% dos entrevistados acreditam que a hiperconectividade deixa o cérebro raso, dependente da internet e dos serviços móveis, o que interfere muitas vezes na vida em sociedade, família e amigos.

Imagine a seguinte situação: você num barzinho com seus amigos há mais ou menos 10 anos.

Cuidado! A tecnologia e a internet podem te deixar burro

E agora? Como você interage com seus amigos em um barzinho?

Você se identificou na imagem acima? É, meu amigo, essa cena é mais comum do que se pode imaginar. Já dizia Einstein: “Eu temo o dia em que a tecnologia ultrapasse nossa interação humana, e o mundo terá uma geração de idiotas”. Pois bem, será que só estamos ficando mais burros graças à sobrevivência que se tornou fácil demais? Estamos perdendo a capacidade de nos relacionar e tornando as relações amorosas, vínculos e laços em frágeis cristais? Isso explicaria muito o motivo de aplicativos como o Tinder fazerem tanto sucesso, né?

Como podemos perceber, embora a tecnologia traga muitas vantagens para nossas vidas (seria mentira dizer que não), o uso excessivo torna as pessoas superficiais e incapazes de se relacionarem com outras ao seu redor. O mundo virtual acaba se tornando muito mais interessante e a sociedade, cada vez mais egoísta e fútil.

Tópicos: