Os assuntos são os mais variados e o conteúdo é elaborado para atender às diferentes necessidades e níveis de conhecimento. O ensino a distância (EaD) já é uma realidade e marca presença na vida de muitas pessoas. Esse fato é, inclusive, comprovado pelo censo¹, segundo o qual foram realizadas em 2014 quase 3,9 milhões de matrículas em cursos regulamentados totalmente a distância, semipresenciais ou livres. De acordo com a Hoper², empresa de consultoria de educação, a estimativa é de que o ensino a distância aumente 13% em 2016, na comparação com 2014. E parte disso é resultado do alto crescimento dos cursos on-line.
Embora não se possa desprezar o uso de materiais didáticos físicos, distribuídos pessoalmente ou por correspondência, é importante ressaltar que a oferta de conteúdo em formato digital nos diferentes cursos tem sido mais significativa. Diante da comprovação dos resultados eficazes, o e-learning adquiriu ainda mais credibilidade, de modo que, segundo a Ambient Insight³, empresa especializada em pesquisa de mercado, a receita referente a esses tipos de cursos e treinamentos na América Latina deve alcançar US$ 2,29 bilhões em 2016. Esse valor representa o dobro do que foi constatado em 2011.
O motivo do crescimento dos cursos on-line
A associação entre a educação e o ambiente digital trouxe inúmeras vantagens para o processo de ensino-aprendizagem. Com a hospedagem on-line dos cursos e materiais didáticos, as antigas barreiras temporais e geográficas foram vencidas, facilitando o acesso de todos ao conhecimento. Isso porque, para receber o conteúdo, basta ter um dispositivo (desktop ou mobile) conectado à internet. Em outras palavras, é possível estudar em qualquer lugar do mundo desde que se tenha, por exemplo, um computador ou um celular com acesso à internet.
Isso nos leva a outro importante aspecto: a flexibilidade. Um dos maiores problemas apresentados por alguns estudantes é a dificuldade em conciliar o horário de trabalho com o dos cursos presenciais. Para visualizar melhor como o e-learning soluciona essa questão, basta observar a pesquisa realizada por meio de uma parceria entre o portal EAD⁴ e a Educa Insights⁵.
Segundo o levantamento, 85% do público que faz cursos on-line tem a partir de 31 anos, é financeiramente independente, do sexo feminino e estuda em escolas públicas. Isso significa que a maioria dos estudantes são pessoas que precisam trabalhar e encontraram no e-learning uma boa saída. Afinal, o usuário decide quando vai estudar, considerando o momento mais adequado para a atividade.
Tudo isso sem prejudicar a qualidade do ensino. Cursos ou treinamentos em e-learning são capazes de motivar e engajar mais os participantes, pois podem utilizar técnicas especiais. Um bom exemplo é o gamification, que se apropria de elementos típicos dos jogos para envolver as pessoas nas atividades propostas.
Os cursos on-line funcionam mesmo nos treinamentos corporativos?
Com certeza! Educar sempre foi um desafio para as empresas, mas é preciso entender que investir na qualificação dos funcionários não é uma opção. De acordo com as premissas da gestão do conhecimento, um dos temas abordados com frequência em nosso blog, estimular, organizar e distribuir o know-how de uma empresa é o que garante seu crescimento, com base na inovação dos processos internos e soluções oferecidas no mercado. Os treinamentos, portanto, vão atuar exatamente na fase de distribuição.
Mas a forma tradicional de promover educação para os colaboradores pode não parecer uma opção interessante, pelo fato de normalmente apresentar custos altos e nem sempre despertar o interesse dos participantes pelo aprendizado. As pessoas, então, não entendem a importância da atividade e logo a associam a algo negativo. Deste modo, as chances de adquirir as competências em questão e aplicá-las nos processos da empresa são menores.
Em contrapartida, treinamentos on-line conseguem superar todas essas dificuldades. Sabe por quê? Pelo fato de o e-learning ser dinâmico e criativo, estimulando uma participação sincera. A mobilidade e a flexibilidade permitem aos funcionários acessarem o material a qualquer hora e em qualquer lugar, conforme já explicamos no tópico anterior. Para as empresas, isso representa a redução de custos tanto por evitar que a produção seja interrompida quanto por exigir um investimento menor em relação ao modelo tradicional — já que permite o reaproveitamento de todo o material.
Essas características podem não ser novidade para você, mas fazem toda diferença nos resultados dos negócios porque as constantes transformações no mercado e os consumidores cada vez mais exigentes em relação ao que consomem exigem de uma empresa equipes bem preparadas.
Não é à toa que a educação on-line está crescendo tão positivamente e transformando os métodos de ensino e aprendizagem. Por isso, não fique para trás e leve já essa solução para sua empresa. E não se esqueça de compartilhar sua opinião sobre o tema conosco.
¹ Abed
² Hoper
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