Marketing de Conteúdo

Cortar o marketing da sua empresa é cortá-la do mercado

O marketing é a forma mais eficaz de projetar e dar visibilidade ao seu trabalho. Não é à toa que a definição dessa palavra é: “estratégia empresarial de otimização de lucros”. E quem não quer ter lucro sobre a sua atividade, não é mesmo? Afinal, esse é um dos objetivos principais para se ter um negócio, certo? Considerando essa lógica, se, por qualquer razão, for considerado cortar o marketing da sua empresa, saiba que, daqui a pouco, é ela que será cortada do mercado.

Achou esse raciocínio um tanto exagerado? Olha, ele pode ser impactante, forte e até radical. Mas exagerado, não. Quem vai se interessar pelo que a sua empresa desenvolve se, ao cortar o marketing, você não diz o que ela está fazendo? Quem vai saber da sua existência se você não fala às pessoas com quem se pretende fechar um negócio?

Muitos empresários imaginam que, por terem investido em marketing numa época de bonança ou por já terem uma marca conhecida, não precisam ficar a todo momento se comunicando. Por isso, sempre que uma redução de gastos se mostra necessária, cortar o marketing parece uma boa opção. Nada mais errado. E a gente explica por quê.

Uma comunicação falha não se resolve ao cortar o marketing

Se não estão sendo vistos resultados positivos nas suas estratégias de comunicação, o problema não está na comunicação, mas na estratégia. Existem formas bem custosas de dar visibilidade à sua empresa, e elas não são inválidas, porém, é possível fazer diferente sem sacrificar a sua exposição. Da mesma forma, há possibilidades de custo bem baixo, no entanto elas oferecem, proporcionalmente, um retorno igualmente inexpressivo.

Há quem invista na forma tradicional de marketing, com anúncio em veículos de comunicação como rádio, TV e impressos. Por mais que se tenha a possibilidade de alcançar muita gente (até por serem veículos de massa), será que é com esse público que você quer falar? Já imaginou que muitos nem precisariam estar em contato com a sua empresa? Segmentar a audiência, nessa realidade, é um tanto complicado. Então você acaba quase que atirando para todos os lados. Com sorte, alguém pode receber e se interessar pela sua mensagem. Isso porque nem estamos considerando a interrupção necessária para que esse marketing seja realizado, não é?

De forma oposta, existem aquelas modalidades que custam muito pouco, mas da mesma forma o retorno obtido e o impacto sobre os receptores é mínimo, além de difícil de ser mensurado e até confundir o público sobre o que você quer dizer. Panfletos, carros de som e publicações impressas só com publicidade são alguns dos exemplos. De novo, não é possível medir os resultados, nem mesmo ter certeza sobre com quem se está falando.

Então se você está investindo em qualquer uma dessas duas alternativas e tem percebido seus recursos esgotarem, o problema não está na decisão de comunicar, e sim na forma utilizada para fazer esse trabalho. Não é preciso pagar um valor exorbitante para propagar sua mensagem de maneira eficaz. E também não deve anunciar em qualquer veículo só para ganhar alguma exposição. Como em qualquer outra atividade, a comunicação exige seriedade e planejamento. Sem esses requisitos, certamente suas expectativas não serão atendidas. E, mais uma vez, isso nada tem a ver com a ineficiência do marketing.

Nessas duas ocasiões, se o marketing for cortado, pode-se ganhar por um lado: a economia. Mas a que preço? Um investimento pesado a menos no seu orçamento, como os feitos em mídia tradicional, certamente vai permitir certa folga. Na segunda situação, ainda que o valor aplicado seja proporcionalmente menor, também será algum trocado que vai voltar ao seu caixa. Ainda assim, por mais que mantenha esse dinheiro com você, além de perder visibilidade, não será resolvida outra necessidade urgente de qualquer empresa: melhorar os resultados.

Cortando gastos até é provável que se tenha mais verba circulando por um tempo. Apesar disso, uns meses depois, só a tesourada não será suficiente para manter a qualidade do seu produto, conquistar mais clientes e manter aqueles com quem já se tem um relacionamento. Em algum momento será preciso algo a mais. Quieto, no seu canto, dificilmente alguém vai chegar até você.

Uma comunicação assertiva tem planejamento, método e métricas

Se para ganhar eficácia é preciso olhar adiante e repensar o uso de alternativas tradicionais ou pequenas, o que nos resta? A internet? Isso mesmo! É na rede mundial de computadores que você vai encontrar muitas oportunidades e espaço para argumentar e mostrar o seu potencial.

Mas aqui também é preciso planejamento e critério. Até porque a internet não deixa de ser um veículo de massa: somos o segundo país mais conectado na América Latina, atrás apenas do Chile. Estamos entre os cinco países com maior número de usuários no mundo e entre os quatro que mais utilizam a rede em relação ao total de habitantes, segundo a Pingdom¹. Ou seja: é muita gente. Por isso, cortar o marketing e falar de qualquer jeito vai levar a um resultado qualquer. E não é isso que queremos, não é verdade?

Por isso, é preciso saber o que é mais eficaz em tal universo de possibilidades. Neste contexto é que apresentamos o marketing de conteúdo. Com as ferramentas disponíveis neste método, a sua empresa tem espaço para argumentar, mostrar os diferenciais, falar do seu conhecimento sobre a sua área de atuação, orientar os clientes, prospectar novos e, melhor de tudo, direcionar tudo isso exatamente para as pessoas com quem você quer falar. E mais: acompanhar a receptividade desses materiais e ajustar o trabalho de acordo com o que for constatado a partir do comportamento do público.

Obviamente que não é um trabalho para qualquer um. É preciso investimento, é necessário saber fazer. Contudo, haverá a certeza de que o valor aplicado nesta solução será destinado a ações dirigidas exatamente a quem é relevante para seu negócio. Conquistá-las é uma questão de tempo, qualidade e utilidade daquilo que for oferecido.

Mais que o retorno financeiro: tenha visibilidade

O marketing de conteúdo é a melhor alternativa para aliar a comunicação da sua empresa a uma estratégia de vendas. Com o auxílio do inbound marketing é possível fazer mais que publicidade. Todo o esforço acaba se convertendo efetivamente em negócios qualificados e duradouros.

Consequentemente, aquele retorno financeiro que você esperava com o marketing vai chegar. Mas há outro ganho imprescindível de ser considerado, que foi o motivo do espanto lá no início do texto. É que dessa forma a sua empresa não será excluída do mercado. Ao contrário: ela estará visível para as pessoas certas. E você estará acompanhando tudo isso.

O marketing de conteúdo é um investimento a longo prazo em todos os sentidos. Primeiro porque ele envolve conquista, e toda conquista demanda formação da credibilidade, troca de confiança, demonstração da relevância e tempo. O segundo motivo, e o mais interessante, aliás, é que é um investimento permanente. O seu blog, seus e-books, infográficos e vídeos vão permanecer na web até quando forem necessários. O dinheiro será alocado uma única vez para produção desses conteúdos e eles vão continuar sendo acessados e trazendo novos negócios por muito tempo.

Então é uma visibilidade interessantíssima, importante. Lembra daquele questionamento que mostramos lá no início, sobre “eu já fiz investimento, agora não preciso fazer mais?”. É quase isso. E quase é porque você pode não precisar fazer, por exemplo, um vídeo sobre determinado assunto que já foi abordado. Mas será preciso manter seus canais atualizados para não passar uma impressão de desleixo. O investimento para essa manutenção, no entanto, é inferior a ter que manter uma campanha publicitária agressiva nos meios tradicionais para não ser esquecido e, dessa forma, não é preciso cortar o marketing.

Deixe que seus clientes o encontrem! Ofereça algo útil a eles! Mostre que você está ali para ajudá-los com toda a sua expertise e conquiste-os. E se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda neste processo, conte com a gente. Deixe seu comentário, entre em contato conosco! Estamos sempre à disposição para todos aqueles que querem se manter e se destacar no mercado.

Sem cortar o marketing da sua empresa, isso é possível!

¹ Pingdom

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