A consultoria em marketing de conteúdo é uma medida importante porque qualifica a estratégia de comunicação de uma empresa. Muitas vezes, ávidos por resultados expressivos no menor tempo possível, muitas equipes de comunicação acabam concentrando energia em práticas que, por mais que pareçam interessantes, acabam não surtindo efeito.
O resultado é frustração ou até um pensamento errôneo de que essa estratégia não funciona ou que demora demais para dar resultado, algo totalmente sem amparo na realidade do mercado. Por isso, a consultoria em marketing de conteúdo é uma arma eficaz para corrigir os rumos, detalhar o que se pode esperar de cada ação e executar práticas realmente efetivas.
Quer entender como isso acontece? Continue lendo este artigo!
Marketing de conteúdo é diferente do tradicional
O grande erro de muitas equipes de marketing é aplicar a lógica da publicidade tradicional às ações de marketing de conteúdo. Para entendermos o cenário, vamos imaginar uma campanha publicitária comum em uma mídia de massa: a mensagem é totalmente comercial, focada em apresentar marca, produto, preço e, assim, provocar o consumidor.
Em alguns casos, campanhas institucionais até se posicionam de maneira diferente, reforçando a imagem da empresa e, por isso, não pensam na venda imediata. Ainda assim, o foco está em quem vende, na necessidade de chamar a atenção do cliente, sem a preocupação em oferecer algo em troca para ele. Como resultado, a venda pode acontecer, mas a fidelização será um objetivo cada vez mais difícil de se conquistar.
O marketing de conteúdo tem uma metodologia diferente para envolver e conquistar o consumidor. Não se trata de ser melhor ou pior que o modo tradicional, inclusive porque muitas empresas usam as duas práticas de maneira complementar. A questão é que não se pode colocar as características de uma em outra. Caso contrário, o planejamento não vai dar o resultado esperado.
Como o marketing de conteúdo opera
O objetivo do marketing de conteúdo é conquistar os potenciais clientes por meio de conteúdos úteis para ele. Diferentemente do tradicional, o foco não é a marca, mas o público. Ao ser útil para o consumidor, espera-se que ele crie uma relação de confiança com a sua empresa. Dessa maneira, além de ressaltar a qualidade do que você vende, a imagem institucional também é reforçada.
Para acessar esse conteúdo, é comum que, em troca, a pessoa deixe algumas informações sobre ela, como nome e e-mail, de modo que o relacionamento possa ser mantido. E é aqui que está o grande problema da maioria das estratégias: em troca de conseguir esses dados, muitas empresas usam as ferramentas do marketing de conteúdo para produzir materiais que, na verdade, se parecem mais com a forma tradicional de fazer publicidade.
Assim, oferecem e-books que são, na verdade, quase que folders de propaganda. Os textos do blog, neste cenário, são quase textos institucionais, que pouco mudam em relação ao que existe no site. Com isso, os usuários pouco se animam em manter esse contato, porque eles não estão recebendo informações úteis, e o caminho no funil de vendas dificilmente vai chegar até o fim.
Como a consultoria para marketing de conteúdo pode ajudar
Também não basta apenas fazer conteúdo dentro da metodologia correta. Em uma analogia com o marketing tradicional, seria como fazer uma peça incrível, mas não veiculá-la em lugar algum, ou exibi-la em alguma mídia sem alcance relevante. É preciso, então, produzir bons materiais e saber distribuí-los, algo que já explicamos ao falar de inbound marketing.
A consultoria em marketing de conteúdo, então, tem o potencial de:
- Auxiliar na produção de conteúdos qualificados que atendam aos objetivos do seu negócio;
- Distribuir esses conteúdos de maneira que o consumidor possa avançar no funil de vendas;
- Transformar conteúdos ricos em informações qualificadas do seu público-alvo;
- Fazer com que essas informações se tornem insumos poderosos para as vendas;
- Manter o relacionamento com um pós-venda qualificado;
- Fazer de seus clientes divulgadores orgânicos da sua marca.
Além disso, é a consultoria para marketing de conteúdo que faz com que a sua empresa não confunda as estratégias, mesmo em campanhas que envolvam mais de um tipo de marketing. É ela que pode orientar sobre os materiais mais adequados para garantir os resultados esperados e em qual fase da jornada do consumidor cada conteúdo deve ser organizado.
A sua empresa até poderia fazer esse trabalho internamente, desde que consciente das boas práticas do marketing de conteúdo. Entretanto, ter uma visão externa agrega um senso crítico e uma bagagem sobre o comportamento do mercado que pode ser bastante rica para os seus objetivos.
Onde encontrar uma consultoria qualificada
Na Humantech! Mesmo antes de o marketing de conteúdo ser a potência que é para as estratégias de comunicação corporativa, a Humantech já trabalhava com iniciativas baseadas em gestão do conhecimento para promover a qualificação das ações de comunicação das empresas, tanto internamente quanto para o público externo.
Por isso, temos vasta experiência em consultoria e em ações realmente eficazes para fazer com que as estratégias on-line produzam o efeito que se espera delas. Então, se você busca consistência nas ações de marketing de conteúdo, entre em contato com a gente! E em caso de dúvidas sobre essa estratégia ou a respeito dos benefícios da consultoria, fique à vontade, também, para deixar o seu comentário no espaço abaixo.