A impressão 3D já foi assunto no nosso blog e, inclusive, já listamos até alguns exemplos de onde ela está sendo utilizada na indústria. Apresentamos, também, exemplos que mostram como essa tecnologia pode ser aplicada em diversas realidades, para diferentes necessidades.
Aqui vai mais um exemplo de como ela pode ser útil na vida das pessoas.
Uma empresa britânica, a OwnFone, resolveu usar a impressão 3D para criar um smartphone em braile. A iniciativa pretende melhorar e facilitar a comunicação de pessoas cegas com seus amigos e parentes. E mesmo que a pessoa não seja familiarizada com essa língua, é possível customizar o aparelho para que as inscrições sejam feitas com texto em relevo.
Da mesma maneira que são inúmeras as possibilidades com a impressão 3D, também são diversificadas as formas de adaptação dessa novidade. É possível, por exemplo, personalizar tanto a parte frontal quanto a traseira do aparelho, de acordo com a necessidade do usuário.
A ideia, embora não inédita, é a primeira a virar produto para comercialização, afirma a fabricante. Por enquanto, só é possível adquirir o smartphone no Reino Unido, ao preço de £60 (aproximadamente R$ 220).
A OwnFone não faz isso só como experimentação, não. Na verdade, eles já criaram outros equipamentos a partir dessa tecnologia. Em 2012, foi fabricado um celular com peças impressas em 3D. Um ano depois, um dispositivo pensado para as crianças foi desenvolvido para que os pais personalizassem os botões para controlar com quem os filhos poderiam entrar em contato.