Quem tem uma empresa quer sempre aumentar o volume de vendas e, com isso, elevar a receita. Nesse sentido, além de trabalhar com marketing, descontos ou precificação, é essencial qualificar os vendedores, pois são eles que, na prática, executam as outras estratégias. O problema é que muitos empresários abrem mão dos treinamentos por entraves como custo, logística e tempo. Mas em um mundo cada vez mais digital, a internet aparece para quebrar essas barreiras. E uma das soluções que ela oferece é o e-learning para força de vendas.
O e-learning é uma das modalidades de educação a distância que utiliza as mídias eletrônicas como base, principalmente a internet, aproveitando seu alto potencial de disseminação de informações por meio das diversas plataformas multimídia. Assim, várias barreiras que dificultam o uso de treinamentos no meio corporativo são derrubadas e torna-se possível a criação de cursos EAD interativos.
Como estão dentro de um ambiente digital, os conteúdos em e-learning podem ser disponibilizados em formatos de áudio, vídeo, texto, animação e em diversas outras combinações. Tudo com o objetivo de deixar os cursos acessíveis e atraentes para os públicos das empresas.
Benefícios do e-learning para força de vendas
Dentro do contexto do meio corporativo, as principais vantagens do e-learning para força de vendas estão ligadas à economia de recursos, desde o dinheiro que deixa de ser gasto até o tempo ganho em relação ao modelo presencial. Confira!
Redução de custos
Um dos grandes benefícios do e-learning para as empresas é a redução de custos que seriam necessários para promover a capacitação presencial. Com os cursos disponibilizados pela internet, não há a demanda pelo aluguel de salas, auditórios, centros de eventos ou qualquer outro espaço físico. No caso dos negócios que possuem filiais, deixa de existir também o gasto com deslocamento, hotel e alimentação dos colaboradores e dos instrutores, que, no caso destes últimos, serão contratados uma única vez. Isso porque eles podem gravar videoaulas, por exemplo.
Encurtamento de distâncias e economia de tempo
Dentro da plataforma digital e multimídia, os conteúdos dos treinamentos podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento do dia. Basta o vendedor ter à disposição um computador ou outro dispositivo móvel conectado à internet.
Essa característica também gera economia de tempo, pois os colaboradores não precisam mais passar horas viajando. Além disso, não há a necessidade de os gestores mobilizarem toda a equipe ao mesmo tempo. É possível organizar o treinamento de maneira individual ou mesmo por turmas, evitando, assim, que que setores fiquem completamente parados.
Personalização do conteúdo
O e-learning possibilita a personalização dos cursos oferecidos aos funcionários. Isso significa que é possível dividir os materiais em módulos e, assim, adaptá-los, direcionando conteúdos que façam mais sentido para cada um dos vendedores, considerando suas necessidades. Quem tem facilidade em técnicas de vendas, por exemplo, não precisa passar por esse assunto, podendo ir direto para algum tema no qual tenha mais dificuldade. Em um treinamento presencial, isso sairia muito caro e acabaria ficando inviável. Já a plataforma digital torna muito mais fácil essa diferenciação.
Acompanhamento do aprendizado
Acompanhar o aprendizado dos vendedores também fica mais fácil com o uso do e-learning. Os gestores podem acessar os dados sobre os desempenhos dos funcionários a qualquer momento e ter uma noção real do desenvolvimento de cada um ao longo do curso. Em outras palavras, não é preciso esperar terminar uma turma para descobrir se o treinamento está proporcionando os resultados esperados, por exemplo. Além disso, é possível também analisar os pontos fortes e fracos de cada vendedor, identificando os temas em que eles precisam de aprimoramento e acrescentar um módulo sobre o assunto na estrutura do curso dele.
A importância da andragogia no contexto corporativo
Ao implementar um curso em e-learning para os vendedores de uma empresa, é necessário ter em mente que o processo de aprendizagem desse público precisa ser diferente do praticado com crianças e adolescentes. Isso porque os adultos têm uma experiência de vida maior, já atuam no mercado de trabalho e, consequentemente, não dispõem de muito tempo para dedicar aos estudos. Foi por isso que surgiu a andragogia.
O objetivo dessa metodologia, que nasceu nos anos 1970, é encontrar as melhores técnicas que direcionem a elaboração de cursos para adultos, facilitando o aprendizado dessas pessoas. No contexto corporativo, a andragogia exerce importante papel para o desenvolvimento de treinamentos.
Essa ciência estabelece alguns princípios que desenvolvem o engajamento dos colaboradores com o conteúdo ministrado e otimizam o processo de ensino-aprendizagem. Como resultado, as metas estabelecidas têm mais chances de serem alcançadas, melhorando o desempenho individual e em conjunto dos participantes na empresa.
O uso do gamification
Ainda no intuito de deixar o processo de aprendizagem no meio corporativo mais atrativo, o e-learning para força de vendas permite também o uso do gamification. A ideia baseia-se na aplicação do mecanismo e do raciocínio da criação de jogos em atividades diversas para torná-las mais divertidas, interessantes e atraentes.
Em outras palavras, o gamification é uma técnica que utiliza elementos de jogo fora de seu contexto original, com o objetivo de motivar as pessoas à ação, auxiliar na solução de problemas e promover aprendizagem.
Imagine que sua empresa precise motivar a equipe de vendas a se engajar em uma nova metodologia de abordagem aos clientes, mas sente dificuldade em introduzir essas mudanças. É aí que o gamification entra em ação, pois você pode gerar uma espécie de competição interna saudável, fazendo com que os integrantes da equipe participem dos treinamentos e, a cada novo passo, recebam recompensas por essa evolução.
A estratégia envolve a definição de tarefas, a criação de regras e a aplicação de métodos de acompanhamento. As recompensas pela participação dos usuários podem variar desde incentivos virtuais, como medalhas (ou badges, como é mais usual) ou pontos para se posicionar em um ranking, até prêmios físicos.
Como você viu, o e-learning oferece diversas vantagens para as empresas que desejam manter seus vendedores sempre atualizados. Que tal implementar essas técnicas no seu negócio? Não perca tempo! Entre em contato com a Humantech e saiba como ter sucesso com o e-learning para força de vendas!