Inbound Marketing

Conheça as vantagens do Bing, como e quando investir nesse motor de busca

vantagens do bing

A segmentação é a principal qualidade de uma estratégia de marketing na internet. Se nas mídias tradicionais você ganha em volume de pessoas alcançadas, na rede você fala apenas com quem realmente pretende dialogar. Mas mesmo na internet, a atenção das pessoas está muito disputada. E é nesse contexto que descobrimos uma das vantagens do Bing, o buscador da Microsoft¹.

De acordo com uma pesquisa da ComScore² divulgada em março de 2018, o Bing já possui cerca de 6% do mercado de buscas da América Latina, com 741 milhões de buscas só em desktops. No Brasil, a fatia de mercado dele chega a 9,5%, de acordo com a própria Microsoft. Ainda que esse volume represente um alcance interessante, a principal das vantagens do Bing é a pouca concorrência.

Isso porque, pelo fato de as empresas investirem menos em ações pagas no Bing Ads³, a disputa pelas palavras-chave é menor. Quer dizer, se a sua empresa usa técnicas de SEO no Google driblando termos que, embora representem melhor o seu negócio, são muito disputados, no Bing esse problema não ocorre. Ou, pelo menos, ocorre em menor grau.

Para você entender melhor: se a sua empresa fabrica, por exemplo, peças para carro, e coloca este termo como palavra-chave, pode acabar inviabilizando o bom rankeamento do seu negócio. É que, além de fabricantes de peças de carro, os resultados vão incluir autopeças, marketplaces, montadoras, entre tantos outros. Achar a sua empresa ali no meio de todos esses negócios é como encontrar agulha no palheiro.

Caso a sua estratégia de marketing estabeleça expressões menos abrangentes, isso pode resolver o problema que acabamos de apontar, mas também fazer com que você perca relevância. Ou seja, há uma chance de que esses termos menos específicos sejam pouco buscados ou nem ocorram aos usuários. Trata-se, então, de um profundo desafio em considerar o Google como único buscador.

Nós já tratamos aqui no blog sobre alguns cuidados capazes de auxiliar em um melhor rankeamento. O principal deles, sem dúvida, é sair do orgânico e investir no Google Ads, mas mesmo aqui há bastante concorrência e o seu site ou blog podem não aparecer entre os primeiros colocados.

Para ocorrências orgânicas, há a necessidade de uma vasta produção de conteúdo qualificado, porque isso conta pontos em qualquer buscador.

No Bing, a sua estratégia não está imune a todos esses cuidados. Basicamente, as exigências são as mesmas. A diferença é que, como já adiantamos, no buscador da Microsoft a concorrência é menor, dando mais chance de a sua empresa aparecer em uma posição melhor e aumentando a taxa de conversão.

As vantagens do Bing na estratégia de marketing digital

Conforme pesquisa da InstaPage, 40% da rede do Bing é composta por um público entre 35 e 54 anos. Ainda que não seja a faixa etária mais consumista, trata-se de um recorte de idade muito interessante para empresas B2B, por exemplo. Quer dizer, você não está falando com quem mais gasta, mas dialoga com aqueles que investem o dinheiro com critério.

Isso significa que, diante dessa informação, empresas cujos produtos ou serviços atendam a pessoas nessa faixa etária podem acabar descobrindo muitas vantagens do Bing. Então, sem dúvida, há uma boa fatia de mercado a ser explorada. Por mais que o número de buscas nesse motor de busca seja bem inferior à quase onipresença do Google, há espaço para ele.

Até porque o Bing não depende apenas da vontade do usuário em escolhê-lo: ele também serve como buscador padrão em alguns sistemas. É o caso do navegador Mozilla⁴, o segundo mais utilizado no mercado, com uma taxa de utilização na casa dos 11%. As buscas em imagens pelo Siri, da Apple⁵, também são feitas pelo Bing.

Outra das vantagens do Bing é a possibilidade de ter seus anúncios veiculados no motor de busca do Yahoo⁶, que aparece logo atrás da ferramenta da Microsoft como os principais buscadores do mundo. Ou seja, é mais uma chance de ser visualizado.

Diferenciais do Bing

Até aqui ressaltamos as vantagens do Bing relacionadas à baixa concorrência e ao alcance não tão passível de ser ignorado, além do perfil dos usuários desse motor de busca. Mas há outros benefícios relacionados à administração das campanhas na ferramenta da Microsoft.

O primeiro diz respeito ao custo por clique, que é o método de cobrança utilizado (aliás, é o mesmo do Google): o valor do investimento no Bing Ads pode chegar a ser 100% inferior ao seu principal concorrente. Isso dá margem para dividir bem as campanhas, permitindo investir nas duas plataformas com tranquilidade.

Por falar em custos, o controle pode ser feito de maneira bem prática e detalhada, permitindo a definição de um investimento diário, semanal ou mensal. Assim, evita-se o inconveniente de extrapolar o orçamento pré-estabelecido.

Além disso, se você já estruturou uma campanha no Google Ads, pode importar todas as informações a partir de uma ferramenta que o Bing disponibiliza para isso. Trata-se de um recurso que fornece um bom ganho de produtividade, inclusive porque é possível programar essas importações e definir quando elas devem ser feitas (diariamente, semanalmente ou mensalmente).

E por falar em controle das campanhas, um grande diferencial do Bing é a possibilidade de estipular quem, quando e onde o anúncio será exibido. Ou seja, é possível fazer um recorte de público para visualizar a campanha de dispositivo (mobile ou desktop) ou de local (inclusive determinando o CEP). Para completar, há o recurso de ativar a campanha apenas nos momentos em que você avalia que seu público está on-line.

Apesar de tudo isso, é preciso ter em mente que o Bing é uma ferramenta complementar. O Google ainda detém mais de 90% do mercado e, recentemente, de acordo com a ComScore, o YouTube passou o Bing na segunda colocação de buscador mais utilizado. Quer dizer, a hegemonia permanece com o Google.

Então, ao decidir por investir no Bing, é necessário ter essa consciência do quão segmentado ele é. Nossa indicação aqui é que você, de acordo com sua estratégia de marketing, considere as possibilidades existentes. Optar por um ou mais buscadores depende de uma profunda análise que, com certeza, um especialista é capaz de fazer para você de modo a refinar as suas ações.

Portanto, caso você queira saber mais sobre o que é preciso considerar na hora de fazer uma campanha de marketing digital de sucesso, fale com a Humantech! Nós temos a expertise necessária para dar todas as orientações que você precisa, com o apoio das mais eficazes ferramentas de marketing de conteúdo.

E você, já teve alguma experiência com o motor de busca da Microsoft? Já percebeu alguma das vantagens do Bing? Se tiver algo para compartilhar com a gente, deixe o seu comentário no espaço abaixo! Estamos sempre prontos a interagir com você.

¹ Bing

² ComScore

³ Bing Ads

⁴ Mozilla

⁵ Apple

⁶ Yahoo

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