Aqui no blog, já falamos várias vezes sobre marketing de conteúdo. Hoje, essa atividade é considerada uma das maiores tendências de marketing das últimas décadas. Por isso, unir comunicação corporativa e marketing de conteúdo acaba sendo um movimento natural, uma vez que os produtos de conteúdo podem, e devem, ser largamente utilizados dentro da estratégia de comunicação empresarial.
Neste texto, então, vamos mostrar como trabalhar esses conteúdos para melhorar a comunicação da sua empresa com os públicos interno e externo, buscando o engajamento e a fidelização deles, além, claro, do aumento da lucratividade da empresa. Para começar, que tal relembrar os conceitos de comunicação corporativa e marketing de conteúdo?
O que é marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia que reúne um conjunto de práticas e ferramentas para produzir e distribuir informações relevantes e capazes de atender às necessidades do público de uma empresa. O objetivo é estabelecer uma relação positiva com esse público para criar algo rentável em longo prazo, seja financeiramente, seja em forma de valor para a marca.
Estamos acostumados a pensar na função que o marketing de conteúdo tem de atrair consumidores, convertê-los em clientes e fidelizá-los. Porém, ele funciona também para consolidar a relação entre a empresa e seus outros públicos externos, como investidores e fornecedores, além do público interno, os funcionários. Lembre-se que a comunicação corporativa engloba todo esse ecossistema de pessoas e ambientes e precisa entregar a eles o mesmo discurso, mantendo assim uma harmonia no relacionamento.
Não vamos entrar em muitos detalhes sobre marketing de conteúdo aqui, pois é um assunto constante em nosso blog. Para tirar qualquer dúvida, você pode fazer o download do nosso e-book sobre o assunto. Nele, detalhamos a estratégia e como ela pode contribuir para o crescimento da sua empresa, ajudando na construção de laços duradouros com os seus públicos. É só clicar na imagem abaixo. É gratuito!
E a comunicação corporativa?
Bom, este é um assunto recente aqui no blog, mas para fixarmos bem, vamos relembrá-lo também. A comunicação corporativa busca conhecer os ambientes interno e externo do negócio para identificar oportunidades e recomendar ações de comunicação que possam resultar em identidade, imagem e reputação positivas.
Além disso, a comunicação corporativa é responsável pelo desenvolvimento, atualização e divulgação da visão do negócio, bem como por sua aplicação no processo de comunicação interna e externa. Lembrando que visão empresarial é o que define o que a organização deseja e onde pretende chegar, como quer ser vista ou percebida por seus públicos. Na linguagem do mercado, é o posicionamento público dos seus atributos e visa assegurar a projeção consistente de sua personalidade.
Todo os detalhes sobre a comunicação empresarial, você pode ler no artigo O que é comunicação corporativa. Para acessar, é só clicar aqui!
Como comunicação corporativa e marketing de conteúdo podem andar juntos
Bom, agora que já relembramos os principais conceitos deste artigo, vamos ver como comunicação corporativa e marketing de conteúdo podem andar juntos e atingir tanto o público interno quanto o externo. A melhor forma de fazer isso é usando um exemplo, certo?
Vamos imaginar uma empresa de produtos infantis, a Baby Boom, que faz desde utensílios, como mamadeiras e chupetas, até produtos de higiene, como sabonetes, xampus e cremes. Depois de uma pesquisa de mercado, foi constatado que pais, avós e tios ainda têm muitas preocupações sobre os cuidados com as crianças, especialmente em relação a itens como os vendidos pela Baby Boom.
Para acalmar pais, avós e tios, a empresa criou um blog para tratar dos cuidados com as crianças, dando dicas dos melhores produtos, principalmente em relação à matéria-prima usada na fabricação. Esse gancho é usado na comunicação porque a Baby Boom não usa materiais que foram testados em animais, preza pelos insumos orgânicos e usa 80% de material reciclado em suas embalagens.
Durante a implementação do blog, a empresa viu que as mesmas dúvidas do público externo eram do interno também. Então, desenvolveu um informativo voltado aos funcionários que têm e/ou cuidam de crianças e criou, junto com o RH, encontros com especialistas para tirar dúvidas sobre o assunto, montando, a partir daí, um material para toda a empresa. Além de auxiliar os colaboradores, essa atividade estabeleceu uma relação de confiança, pois mostrou a preocupação da empresa com quem trabalha ali.
Pode parecer algo simples e até óbvio de se fazer, mas não é. Primeiro porque para criar conteúdo sobre cuidados com crianças é preciso pessoas especializadas no assunto, que saibam onde encontrar as informações corretas e como comunicá-las ao público. Aqui, não cabem achismos ou “mandingas” da internet. Depois, porque nos textos para o blog, é preciso lidar também com os dados relativos aos produtos da empresa, algo que é delicado, pois envolve questões de sigilo industrial. É necessário mostrar o diferencial, mas não entregar os segredos de sucesso do negócio.
Por isso que não podemos dizer que é algo simples. Para que tudo dê certo, é preciso alinhar muito bem comunicação corporativa e marketing de conteúdo. Enquanto o marketing reúne o conhecimento acumulado da empresa e o transforma em conteúdo, a comunicação encontra as melhores formas de repassá-lo ao público.
E esse é só um exemplo. Digamos que a Baby Boom resolva buscar investimento para a criação de um novo produto. Para isso, claro, vai precisar de toda a retaguarda do setor financeiro e fiscal para mostrar que a empresa é sólida e tem condições de dar um bom retorno sobre o que for investido. Mas não é só de números que o investidor precisa para disponibilizar o seu dinheiro. É aí que entra novamente a parceria entre comunicação corporativa e marketing de conteúdo.
Enquanto o marketing de conteúdo pesquisa e monta uma apresentação com conteúdo relevante para conquistar o investidor, buscando justamente coordenar o que será apresentado com aquilo que o investidor acredita, a comunicação corporativa cuida das ações para a apresentação desse conteúdo, focando em elementos que valorizem a reputação da empresa.
Digamos que um desses novos milionários da internet resolva diversificar sua atuação no mercado e está buscando por alternativas. Sabe-se, no entanto, que ele é um ferrenho defensor dos animais e apoia financeiramente causas desse tipo. Na apresentação, é imprescindível que a preocupação da Baby Boom em usar insumos não testados em animais fique evidente, pois este é um valor imensurável para o investidor. E a melhor forma de fazer isso é com um conteúdo que mostre o porquê da empresa optar por esse tipo de insumo, sua preocupação com o bem-estar animal e daí por diante.
Principais ferramentas do marketing de conteúdo
Em nossos exemplos, citamos algumas ferramentas usadas pelo marketing de conteúdo para entregar aos públicos de interesse os conteúdos produzidos. Porém, eles não se resumem a textos para blogs e apresentações. Há vários recursos que podem ser usados. Confira os principais:
- E-mail marketing: é considerado a forma mais popular de fazer marketing de conteúdo, pois pode ser usado como ferramenta eficiente e relativamente barata para promover e disseminar o conteúdo.
- Vídeo: Assim como o conteúdo escrito, no vídeo também é importante deixar uma boa primeira impressão. Apresente o conteúdo de forma simples e objetiva, mas sempre provando ao seu público que você é a solução que ele precisa. O mais importante é sempre ter confiança no que você está falando, por isso nunca faça um vídeo só por fazer.
- Infográfico: para a produção de infográficos, o design é indispensável, ainda mais porque você precisa passar informações, muitas vezes complexas, de forma rápida, clara e bonita. Trabalhe com conteúdos relevantes, use números e estatísticas (elas sempre são um ponto de atração) e divulgue-os nas redes sociais. Busque sempre a inovação, não copie ou use dados ultrapassados.
- E-book: precisa ter informação relevante e interessante e deve estar apoiado em um layout que chame a atenção. O principal foco de atração, nesse caso, é o título, pois em pesquisas é o que aparece primeiro. É um dos principais materiais de atração e conversão de clientes, pois pode ser disponibilizado em landing pages que pedem o preenchimento de um formulário.
- Webinar: é uma palestra ou conferência interativa on-line e ao vivo, que dá a possibilidade dos internautas interagirem com quem está apresentando. O ideal é que seja escolhido um assunto que surgiu sob demanda do público e a palestra seja conduzida por um especialista no assunto. Durante a conferência, o especialista pode divulgar outros conteúdos já produzidos pela empresa.
- Mídias sociais: são o principal meio de compartilhamento de conteúdo. Se a sua empresa tem uma estratégia de geração de valor por meio de conteúdo diferenciado, as mídias sociais podem ser um importante canal para apoiar o crescimento do seu negócio. Escolha os assuntos preferidos do seu público, que sejam úteis para ele ou o façam criar um vínculo emocional com a sua empresa. E, claro, tudo precisa ser fácil de compartilhar, gostar, curtir, enfim, espalhar-se pela rede.
A sua empresa já tem uma estratégia que une comunicação corporativa e marketing de conteúdo?
É claro que não explicaríamos tudo isso sobre duas estratégias tão importantes para sua empresa sem ajudá-lo a fazer uma implementação responsável. Como já repetimos várias vezes aqui no blog, tudo começa pelo planejamento. Nele, você verá se é possível fazer esse trabalho de maneira interna ou se vai precisar contar com profissionais especializados no assunto.
Se resolver assumir essa atividade internamente, comece pela formação de uma equipe que conheça os conceitos e esteja por dentro de tudo o que acontece no mundo da comunicação e do marketing. Ela vai saber o que fazer para trabalhar com essas estratégias.
Agora, se você viu que é melhor procurar por profissionais externos, que já trabalham com comunicação corporativa e marketing de conteúdo no dia a dia e, por isso, tem a expertise necessária para implementar essas estratégias no seu negócio, venha conversar com a gente. Temos soluções em comunicação corporativa e marketing de conteúdo para empresas de todos os portes e segmentos, além de uma equipe multidisciplinar com mais de 10 anos de atuação no mercado.