Educação

Como utilizar o gamification para engajar os funcionários

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Infelizmente, é comum vermos colaboradores desmotivados em seus locais de trabalho. Mas você já parou para pensar qual é o motivo dessa insatisfação? Os fatores são inúmeros, desde questões salariais até a incompatibilidade entre os valores da empresa e do profissional. Neste sentido, utilizar o gamification para engajar os funcionários tem se mostrado um grande aliado das organizações, contribuindo para o aumento da produtividade e da satisfação.

Com já falamos aqui, gamification é uma técnica usada em plataformas de e-learning, cujo objetivo é transmitir conteúdo de uma maneira mais atrativa, estimulando os usuários a realizarem diversas tarefas com a utilização de elementos de jogos em treinamentos on-line. Assim, à medida que as lições avançam, eles recebem recompensas dentro do ambiente, como pontuação e badges — similares a medalhas e troféus —, e o desenvolvimento obtido nas atividades é reconhecido por meio de uma classificação que fica visível para todos. Ao instigar um espírito competitivo e a busca por conquistas, os colaboradores sentem-se mais motivados e engajados. Mas agora você deve estar se perguntando: “Como isso reflete no meu negócio?”. A gente explica!

O compromisso de um colaborador com a empresa está diretamente ligado aos valores e objetivos, certo? Deste modo, quando ele está empenhado nas atividades tem mais energia e entusiasmo para encontrar e solucionar os desafios. Ou seja, sua produtividade aumenta na mesma proporção que adquire mais conhecimento, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional e, consequentemente, para o crescimento da organização. É o que chamamos de um verdadeiro relacionamento ganha-ganha.

Gamification na gestão de equipes

Gerenciar equipes e manter as pessoas dedicadas aos objetivos do trabalho são desafios constantes em todas as empresas. Mas a boa notícia é que utilizar o gamification para mudar esta realidade pode ser o primeiro passo rumo ao sucesso. Pensando nisso, elaboramos quatro dicas de como inserir este método no seu negócio e engajar seus colaboradores, melhorando os resultados diários.

1. Crie uma competição

Estimular a competitividade entre os funcionários é uma boa forma de incentivá-los a alcançarem as metas com mais eficácia e qualidade. Afinal, quem não quer ser lembrado pelo seu bom desempenho? Por exemplo, na área de vendas é sempre muito comum estabelecer metas para que os vendedores as cumpram e recebam premiações pelo seu trabalho. Porém, dificilmente esse esforço é visto pelos outros membros da equipe, sendo cada um por si e sem que um saiba da performance do outro, o que torna o trabalho indiferente.

Inserir o gamification no dia a dia da equipe, além de oferecer informações para que ela aprimore o conhecimento e os coloque em prática, é possível criar um ambiente competitivo no qual os colaboradores podem disputar a melhor colocação, deixando-os empenhados para atingir os objetivos.

2. Mostre os resultados e esforços publicamente

Tão importante quanto criar uma disputa — sempre saudável, é claro —, é mostrar os resultados e esforços publicamente para manter o espírito competitivo aceso. Afinal, quando você está em uma competição não há nada mais satisfatório do que mostrar aos outros o quanto você está se saindo bem, não é? Portanto, uma maneira de usar este elemento a seu favor é criar um ranking no qual seja possível visualizar todos os avanços e notas conquistadas. Desta forma, o funcionário se sente estimulado e valorizado, pois todo o seu empenho está sendo visto e reconhecido.

3. Incentive a colaboração

Assim como o engajamento individual é essencial para os bons resultados, quando o trabalho é executado por vários profissionais com o mesmo objetivo são ainda melhores. Isso porque a colaboração entre os membros de uma equipe agrega ainda mais valor e qualidade ao que está sendo buscado. Logo, é fundamental estipular metas em grupo dentro do treinamento para que todos reforcem o seu espírito de grupo e caminhem para a mesma direção.

4. Insira elementos divertidos

Além de levar conhecimento aos funcionários e estimular a competição, é necessário que haja elementos com uma pequena dose de humor para tornar o aprendizado mais interessante e estimulante. Isto é, trabalhar a psicologia por trás das atividades gamificadas de maneira diferenciada e oferecer feedbacks (pontos, emblemas, status, progressão etc.) são maneiras efetivas de estimular positivamente colaboradores.

Que tal dar o primeiro passo para transformar o ambiente da sua empresa, levando conhecimento e engajando aos seus funcionários? Compartilhe conosco suas dúvidas e experiências aqui nos comentários. Estamos prontos para ajudá-lo a implementar o gamification no seu negócio!

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