A oferta de recursos que promovam a educação no ambiente de trabalho é um fator essencial para garantir o foco dos colaboradores nos valores da empresa. Inclusive foi algo que mencionamos no blog recentemente, ao ressaltar a estreita ligação entre o turnover e a falta de oportunidades de agregação de conhecimento. Por este motivo, e tantos outros que vamos expor aqui, todo negócio que acredita na capacitação dos colaboradores como diferencial estratégico e como iniciativa para valorização dos bens intangíveis deve considerar investir em uma universidade corporativa.
Empresas de sucesso no Brasil e no mundo acreditaram nessa proposta como forma de crescimento dos negócios: Natura, Siemens, Caixa Econômica Federal, Sadia, Banco do Brasil, Citibank, Embratel, Volkswagen, Fiat, Carrefour, Motorola, Disney, McDonald’s e Coca-Cola são apenas alguns exemplos. Em comum, muitas delas têm a liderança em suas áreas de atuação, são sólidas no mercado, reconhecidas pelos seus colaboradores como ambientes de trabalho extremamente positivos e registram crescimento constante, mesmo nos momentos econômicos mais adversos.
Inegavelmente esses atributos estão relacionados à excelência dos profissionais, que impulsionam essas companhias a uma realidade mais competitiva, produzindo soluções que se apresentam mais aderentes ao seu público-alvo. A realidade de cada uma dessas instituições e a presença forte que muitas têm no nosso dia a dia evidenciam os benefícios da implantação de uma universidade corporativa.
No entanto, antes de falarmos dessas vantagens e o porquê da necessidade de se criar algo assim na sua empresa, precisamos entender o que é e o que não é uma universidade corporativa. Portanto, por mais que você ofereça alguns treinamentos aos seus colaboradores, tenha alguns módulos a serem aplicados ou até mesmo uma proposta mais abrangente — com alcance maior na organização, porém não estruturada —, isso não compõe exatamente este conceito.
Uma universidade corporativa exige, na verdade, método. De acordo com Mark Allen, autor de livros como The Corporate University Handbook (Manual da Universidade Corporativa, em tradução livre) e The Next Generation of Corporate Universities (A Próxima Geração de Universidades Corporativas, também em tradução livre), uma empresa deve ter pelo menos um programa de desenvolvimento e uma ligação clara com a estratégia corporativa.
O ideal é que a proposta atenda a organização nos níveis operacional, tático e estratégico. E um item é bem importante de ser esclarecido o quanto antes: independe do tamanho do negócio. Ou seja: não importa se você dirige uma micro empresa ou uma multinacional. Investir nessa proposta é um grande diferencial, bem como perfeitamente possível.
Como implantar uma universidade corporativa
Como vimos, os requisitos para um planejamento educacional no ambiente organizacional não delimitam condições de infraestrutura. Quer dizer, não se faz necessária a construção de um prédio com salas de aula e a contratação de vários professores com currículos consagrados para compor o quadro docente. Até porque uma iniciativa dessas não se assemelha exatamente ao modelo tradicional.
Em um curso de graduação, as ementas são organizadas para preparar o estudante para o mercado de trabalho, mas, para além disso, ele também tem acesso a uma vastidão de conteúdos que acrescentam outras habilidades técnicas e sociológicas. Ainda que extremamente necessários, esses pontos de vista não são formulados com o intuito de atender às demandas específicas de alguma área de atuação. Mesmo que estivessem, elas seriam diferentes de empresa para empresa, por conta de muitas variáveis, como clientes, concorrência, mercado, momento econômico, tamanho da organização, entre outros fatores.
Uma universidade corporativa, por sua vez, procura atender diretamente a esses pontos bem delimitados que surgem de acordo com a realidade de cada negócio. Obviamente que a instrução de alguém especializado em educação é fundamental, até para que sejam utilizadas técnicas eficazes de ensino-aprendizagem e avaliação. Entretanto, é preciso, com igual importância, da assessoria de alguém que conheça exatamente quais são as necessidades da empresa, para que elas sejam transpassadas aos treinamentos.
Daí, para que seja, de fato, caracterizada como universidade corporativa, a proposta precisa considerar um desenvolvimento estratégico, em que os conteúdos estejam alinhados a outras estratégias de educação continuada, melhoria dos processos, qualificação da mão de obra e direcionadas ao aumento da produção e do valor do resultado final.
Sendo assim, não é necessariamente obrigatório que qualquer curso ou treinamento oferecido resulte em uma outorga de grau. Tal realidade é opcional e normalmente ocorre por meio de parcerias com universidades tradicionais, tanto como forma de compensação de horas e disciplinas em instituições formais quanto como garantia de grau acadêmico, embora esta última opção seja mais burocrática, pois envolve credenciamento na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior¹ (Capes, ligada ao MEC).
Universidades corporativas podem limitar-se ao desenvolvimento gerencial ou executivo, ou apenas como área de treinamento para qualificação dos colaboradores de uma maneira mais estruturada, com certificado ou não. As aulas podem ser presenciais, com o uso de material didático e em uma estrutura física, como também podem ser mistas, completamente a distância ou até mesmo na modalidade e-learning.
Sobre custos e retornos
Mencionamos lá no início do texto alguns exemplos de grandes empresas que adotaram a proposta de uma universidade corporativa para proporcionar um diferencial aos seus colaboradores e garantir um lugar de destaque no mercado, entregando aos clientes soluções de primeira linha como consequência de processos e métodos de trabalho mais eficazes. A lista contempla grandes corporações, por mais que a gente também defenda que essa não é uma realidade impossível para negócios de todos os portes, como já dissemos.
A educação e o cuidado com os colaboradores para que eles atuem mais próximos aos anseios e expectativas dos gestores garante a procedência do que você vende ao mercado. Afinal, quem cria qualquer solução pode defender com intensidade a sua ideia. Mas o produto final, o resultado dos processos, só poderão ser defendidos sem receios se todos estiverem em sintonia.
Essa sintonia só existe se os envolvidos no processo estiverem alinhados, em diversos aspectos, seja no que diz respeito às questões comportamentais (que afetam a qualidade), seja em relação à execução dos projetos (mais ligados aos métodos de desenvolvimento).
Desse modo, pode até ser que o investimento em uma universidade corporativa não seja o responsável direto pelo aumento na lucratividade, mas sem dúvida alguma ele está totalmente associado à satisfação dos clientes, ao reconhecimento no mercado, ao valor agregado da sua solução, às possibilidades de crescimento da sua empresa, bem como a fatores mais internos, como melhoria no ambiente de trabalho, redução da rotatividade, bem-estar dos colaboradores e profissionais mais capacitados e alinhados à missão e visão da empresa.
Universidade corporativa aliada a uma estratégia de e-Learning
Os meios digitais são reconhecidamente eficazes na disseminação de conhecimento, seja qual for a estratégia. Para o caso do e-learning, as vantagens já são conhecidas de quem acompanha o nosso blog: a mobilidade para acesso da plataforma, a facilidade de utilização dos recursos, acompanhamento e avaliação, a flexibilidade de horário para os usuários, a dispensa da necessidade de um espaço físico para aplicação do conteúdo e a validade indeterminada dos treinamentos, entre tantas outras.
Organizar uma universidade corporativa utilizando-se do método e-learning, além de econômico diante das outras realidades, facilita o engajamento, proporciona também uma estrutura que dá bastante recursos para ampliação da proposta educacional. Por estar baseada na internet, essa modalidade dá acesso facilitado a uma série de recursos e conteúdos que podem complementar o processo educacional — e extremamente dinâmica e interativa.
Se você quiser entender melhor de que maneira é possível configurar a sua universidade corporativa de uma forma mais prática, competitiva e eficaz por meio do e-learning, deixe seu comentário! Da mesma forma, fale com a gente se você tem alguma experiência, dúvida ou contribuição com o tema deste post. Estamos atentos à sua participação!
¹ Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
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