Gestão do Conhecimento

Como pode ser definida a gestão do conhecimento? Entenda!

como pode ser definida a gestão do conhecimento

À medida que os ativos intangíveis receberam uma importância maior no meio corporativo, a gestão do conhecimento (GC) se tornou assunto comum nesse ambiente. Mas apesar de várias empresas terem implementado essa prática, muitas outras ainda estão tentando entender como pode ser definida a gestão do conhecimento e quais benefícios ela pode promover para as organizações.

Isso é muito natural, já que por muito tempo o foco dos empreendimentos esteve voltado aos bens tangíveis, como prédios, veículos e dinheiro. É claro que isso não perdeu a relevância, mas as marcas têm descoberto que aquilo que não se pode tocar também constitui a riqueza de um negócio. E um exemplo disso é justamente o conhecimento que existe dentro dele.

Como pode ser definida a gestão do conhecimento

Diante disso, a gestão do conhecimento pode ser definida como um conjunto de metodologias que, ao ser implementado, possibilita a identificação, a criação e a renovação do capital intelectual de um empreendimento que, em seguida, é distribuído de forma eficiente, considerando as características do negócio e o público-alvo de cada ação.

Em outras palavras, a gestão do conhecimento tem como objetivo potencializar o conhecimento que uma empresa detém para que ela possa aproveitar melhor esse ativo. A princípio, isso pode parecer estranho, afinal, se o conhecimento já é utilizado na rotina de um negócio em todos os processos, como é possível extrair ainda mais benefícios dele?

Bom, é possível dar diversos exemplos do uso da GC nas organizações, mas vamos falar sobre um dos aspectos em que a distribuição de conhecimento é indispensável: a educação corporativa. Quando a indústria contrata um novo funcionário, é fundamental ensiná-lo sobre como operar a máquina em que ele vai trabalhar e também falar sobre os valores e regras do negócio.

Para isso, você pode convocar um outro colaborador para ajudá-lo, o que representa perda de tempo e produtividade, ou produzir um treinamento corporativo com tudo aquilo que o contratado precisa saber, o que seria muito fácil, certo? Não sem a implementação da GC! Afinal, um treinamento reúne informações de várias áreas e, se não for estruturado de forma correta, os resultados podem não ser os esperados.

Nesse exemplo, a gestão do conhecimento seria responsável por agrupar todas as informações dos diferentes setores, organizar esse conteúdo de forma eficiente e distribuí-lo de acordo com o público, considerando o seu perfil. Com isso, o treinamento teria todo o conhecimento necessário para que o novo colaborador aprendesse e passasse a contribuir com os resultados do negócio.

Agora que você já sabe como pode ser definida a gestão do conhecimento, aproveite para entender como ela pode favorecer outras atividades da sua empresa, como o endomarketing, a comunicação corporativa, o marketing, a área de inovação, o design thinking e muito mais! Em nosso blog, você encontra muito conteúdo para aprofundar ainda mais o seu entendimento sobre o tema.

E se você ainda tem alguma dúvida sobre como pode ser definida a gestão do conhecimento, deixe seu comentário aqui embaixo ou entre em contato conosco. Nós somos especialistas no assunto e estamos à disposição para ajudar você e o seu negócio a aproveitarem esse recurso!

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