Educação

Como o gamification pode impulsionar os treinamentos corporativos

gamification

Alguns jogos conseguem cair rapidamente no gosto das pessoas por terem elementos estratégicos, capazes de atrair e engajar os participantes, tornando a experiência deles divertida e instigante. Se o retorno obtido por essas plataformas é bastante positivo, então imagine se uma empresa utilizar a mesma técnica para conquistar e fidelizar colaboradores e clientes! A boa notícia é que isso é totalmente possível. Inclusive, já faz parte da estratégia de muitas organizações, que utilizam o gamification (ou gamificação, em português) na criação de atividades de aprendizagem para torná-las mais divertidas, interessantes e atraentes.

Game e gamification não são a mesma coisa

Por conta da semelhança, muitas pessoas costumam entendê-los como sinônimos quando, na verdade, tratam-se de conceitos diferentes. Games são atividades cuja finalidade é a diversão, o entretenimento. Gamification, por sua vez, é uma técnica que utiliza elementos de jogos fora de seu contexto, com o objetivo de motivar as pessoas à ação, auxiliar na solução de problemas e promover a aprendizagem.

Um jogo, por exemplo, tem o intuito de tornar o tempo livre mais interessante e promover a disputa pelos melhores lugares do ranking com amigos das redes sociais, como é o caso do Candy Crush. Enquanto isso, um curso gamificado utiliza alguns componentes de jogos, como a pontuação e a recompensa pela realização de alguma tarefa.

Desta forma, ao contrário do que a nomenclatura pode sugerir, gamification não se trata da implementação de jogos ao longo de um curso ou treinamento. Ela se baseia, na verdade, na aplicação do mecanismo e do raciocínio do desenvolvimento de jogos para transmitir conhecimento de forma mais interativa, auxiliando na motivação das pessoas e, consequentemente, na condução dos negócios.

Imagine, por exemplo, que uma empresa precise treinar seus colaboradores para atualizá-los em relação a técnicas de vendas. A experiência mostra que em treinamentos antigos houve pouca adesão dos funcionários e que, principalmente, não ficou claro que eles haviam assimilado o conteúdo — especialmente porque não foram percebidos resultados práticos no dia a dia. Para resolver essa situação, uma ótima alternativa é a implantação do gamification nos treinamentos corporativos, a fim de promover o espírito de competitividade e desafio. Vamos entender melhor por quê!

A gamificação na prática

Ao usar atividades gamificadas em plataformas de e-Learning, o conteúdo é transmitido de modo interativo, com o uso de diversos formatos — vídeos, infográficos e animações — e os usuários são estimulados a realizar algumas tarefas. Conforme avançam nas lições, recebem recompensas dentro do ambiente, como pontuação e badges (semelhantes a medalhas e troféus), e o desenvolvimento obtido nas atividades é reconhecido no ambiente do curso por meio de uma classificação ou ranking, que pode ficar visível para todos.

A partir desses aspectos é possível evidenciar por quê essa estratégia funciona. Ela trabalha com duas importantes características do ser humano: o espírito competitivo e a busca por conquistas. O primeiro é o responsável por motivar as pessoas a se superarem, seja no campo pessoal, seja no coletivo. Isso porque o gamification estimula o orgulho do participante, o qual costuma sentir-se satisfeito ao vencer algum desafio. Assim, ele é incentivado a se superar constantemente e, ao mesmo tempo, é promovida uma competição saudável.

Mas como isso acontece? Bom, ao longo curso é possível, por exemplo, desenvolver um questionário em que o participante ganhe pontos para cada resposta correta. No final, caso tenha conseguido pontuação suficiente, ganha um troféu e a unidade seguinte é desbloqueada para o estudo. Os pontos podem ser representados por moedas e são acumulados ao longo do curso para formar o ranking geral dos colaboradores com melhores resultados. Esse sentimento de conquista fomenta o entusiasmo das pessoas em relação ao conteúdo ministrado. Esta é uma forma de agregar valor ao negócio e convergir mais participantes para o mesmo objetivo.

Os designers de games sempre souberam monitorar a forma como os jogadores se comportavam em seus sistemas e usar esses dados para melhorar o desempenho dessas plataformas. Da mesma forma, o uso da gamificação tornou-se um importante instrumento de coleta de dados para acompanhar o engajamento, o envolvimento e o aproveitamento dos participantes. Como consequência, permite que os responsáveis pensem em ações de motivação caso a adesão esteja baixa ou avaliem os pontos que merecem mais conteúdo, talvez em um novo curso, para esclarecer possíveis dúvidas que tenham restado. A técnica é legal, a integração dos usuários é instantânea e o resultado sempre é positivo, pois de qualquer jeito vai haver a geração de dados para a empresa.

Como implementar atividades gamificadas

Para fazer o bom proveito dessa estratégia, é preciso ter um planejamento e compreender bem os objetivos que a empresa quer alcançar. Por isso, existem quatro passos indispensáveis na implementação de treinamentos corporativos gamificados:

  1. Criar objetivos definidos e claros: antes de desenvolver uma atividade gamificada, a empresa precisa definir os objetivos. É fundamental conhecer com clareza o que se pretende alcançar com a técnica, para desenvolver da melhor forma e garantir os resultados esperados.
  2. Elaborar regras: bem como nos jogos, é preciso estabelecer regras e apresentá-las de forma clara. São elas que irão direcionar todo o desenvolvimento do curso.
  3. Definir como será feito o monitoramento: esse acompanhamento e análise dos dados gerados no sistema proporciona o reconhecimento dos participantes e a entrega de recompensas. Por isso, é fundamental saber como isso será realizado.
  4. Alinhar os processos internos: todos os colaboradores devem saber o que está acontecendo. Eles precisam entender o funcionamento da plataforma para utilizarem devidamente.

Uma estratégia utilizada no engajamento de clientes

Mas posso usar o gamification para fazer os clientes interagirem com a minha marca também? Com certeza. O método é basicamente o mesmo. Você lança desafios que os clientes têm que cumprir e, conforme eles forem realizando, vão ganhando suas recompensas. Podem envolver desde a recomendação da marca até a captação de novos clientes, passando pela divulgação e avaliação de produtos.

Desenvolver atividades gamificadas é uma alternativa eficaz para envolver colaboradores e clientes com a sua marca. Ficou interessado? Entre em contato conosco. Podemos ajudá-lo neste desafio!

Tópicos: