Monetizar o tráfego no Facebook está entre os maiores desafios das empresas que investem em marketing digital. Ações nas redes sociais buscam marcar presença em canais onde os clientes estejam, é claro, mas também espera-se que os conteúdos publicados nessas mídias rendam leads qualificados para fazer valer o custo de aquisição de cliente.
Porém, como levar o seu público do post no Facebook ao fechamento da venda? Bom, para isso é preciso usar a criatividade e aproveitar ao máximo os recursos disponíveis na rede para provocar um bom engajamento. Uma das ferramentas adequadas para fazer isso é o Messenger, e nós vamos explicar por quê!
Usando o Messenger para monetizar o tráfego no Facebook
O primeiro argumento em favor do uso do Messenger para monetizar o tráfego no Facebook está em uma premissa básica dessa rede social: tudo é pensado para que o usuário não saia de lá. Ou seja, se o seu conteúdo tira a pessoa do Facebook, é provável que o alcance da publicação seja sensivelmente reduzido.
O segundo motivo é que, segundo a HubSpot, as publicações orgânicas no Facebook alcançam hoje, em média, 4% dos fãs de uma página. Mas mesmo que você faça impulsionamentos mais refinados para aumentar essa porcentagem, qual é a garantia de que aquela pessoa vai comprar de você ou adquirir seu produto? Se a intenção é vender, é preciso fazer algo mais, concorda?
O que nos traz ao terceiro motivo: o Messenger é uma ferramenta com um alcance extremamente interessante. De acordo com o próprio Facebook, ela já tem mais de 1,3 bilhão de usuários ativos por mês. Então, há uma boa chance de o seu público estar lá. Unindo esses três argumentos, fica fácil entender por que usar o Messenger para monetizar o tráfego no Facebook, não é mesmo?
Mas como fazer isso? Bom, uma solução é utilizar um recurso chamado “Comment-to-Messenger”. Com ele, um visitante precisa apenas inserir uma palavra-chave no comentário de uma publicação na página da sua empresa no Facebook para ativar o Messenger e ele começar a interagir com essa pessoa, mesmo que seja a primeira vez que você esteja falando com aquele usuário.
Aí o desafio é permitir que essa conversa seja conduzida de maneira a levar ao seu produto. Por isso a importância de se atentar à estratégia de produção dos textos para essa interação — com mais informalidade e coloquialismo — e ao planejamento de como essa conversa vai resultar na qualificação desse lead.
Qualificando um lead por meio do Messenger
Qualificar um lead por meio do Messenger é a maneira mais poderosa para monetizar o tráfego no Facebook. Por meio dos chatbots da ferramenta, você pode criar conteúdo que transforme o preenchimento padrão e tradicional de um formulário de contato em uma conversa divertida e despretensiosa.
Após ativar o Comment-to-Messenger e, portanto, iniciar uma conversa com o seu visitante, você pode tanto alimentá-lo com conteúdos relevantes em tempos predeterminados quanto desenvolver um novo conteúdo no qual, por meio da interação, você consiga os dados daquela pessoa.
Isso pode ser feito, por exemplo, via testes, como aqueles realizados pelo BuzzFeed¹. Como o Messenger aceita o uso de figurinhas e outros recursos visuais, a ferramenta comporta esse material diferenciado para que, por meio das respostas, você adquira informações do seu público sem que ele precise ficar escrevendo. Basta configurar botões para que ele clique em respostas predefinidas.
Em caso de realização de um teste desse tipo, é importante ter os cuidados para não deixar o conteúdo maçante. É necessário informar o usuário em caso de respostas incorretas e avisá-lo sobre o andamento daquela atividade. Lembre-se: é fundamental que ele saiba quanto tempo aquela ação vai durar. Não é confortável para ninguém não saber quanto tempo demora uma conversa, não é mesmo?
Outra dica é realizar esse tipo de chat com base no conteúdo de interesse do visitante e, logicamente, também conectado ao seu negócio e às publicações realizadas na página do Facebook que deram início a essa ação. Assim, se a sua empresa, por exemplo, comercializa artigos para pets e os posts do Facebook falam sobre animais, o chat/teste deve ser sobre isso.
Com esse envolvimento, o final do conteúdo pode conter um cartão com o resultado do quiz e a sugestão de download de um e-book ou outro material rico sobre aquele conteúdo. Como o usuário já estará envolvido com a atividade, é natural que ele se motive a aceitar essa indicação.
Uma experiência da HubSpot² utilizando esse método demonstrou resultados impressionantes: 95,31% do público que começou a fazer o teste foi até o final. Desses, 68,89% dos que começaram a baixar o e-book converteram e preencheram os dados. Ou seja, passaram de comentaristas de Facebook a leads em poucos minutos, sem sair da rede social.
Para esse lead se tornar qualificado, basta um intenso trabalho de planejamento estratégico digital de modo a transformar esse visitante em um cliente. Claro, antes é preciso todo um trabalho para que, além de um lead qualificado, você tenha visitantes qualificados na sua página do Facebook. E isso se faz com produção de conteúdo relevante, o que a Humantech pode oferecer a você.
Mais ainda: nossas equipes são preparadas para desenvolver estratégias diferenciadas como esta que acabamos apresentar. Assim, sua empresa é capaz de ganhar ainda mais relevância na rede, adotando métodos que estejam em sintonia com as melhores práticas. Entre em contato com a gente e saiba como podemos fazer a diferença na busca por resultados da sua empresa!
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor e que ele forneça grandes ideias para qualificar ainda mais a sua presença digital. Caso você queira dividir alguma experiência ou esclarecer algum aspecto específico, fique à vontade para deixar a sua mensagem no espaço abaixo. Estamos sempre à disposição para conversar!
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