Com todos os recursos tecnológicos à nossa disposição, vemos cada vez mais consumidores procurando conteúdos na internet — seja para se informar, seja para entretenimento —, não é mesmo? Eles buscam informações relevantes e que trazem soluções efetivas para suprir suas necessidades e deficiências. E é nesse momento que a sua marca tem que estar presente na vida deles. A chave para isso você conhece, é um velho amigo nosso: o marketing de conteúdo. Já falamos muito por aqui sobre as vantagens dessa estratégia para o seu negócio, mas, hoje, queremos mostrar o quanto ela exerce um papel essencial para fidelizar clientes.
Independentemente do produto ou serviço oferecido, nenhuma empresa quer efetuar apenas uma venda e nada mais, certo? Pelo contrário, ela quer que os clientes voltem e comprem muitas vezes. Mas para que isso aconteça, é necessário manter um relacionamento com eles, de forma que o público sinta-se confortável e confie na sua marca para retornar. O consumidor, porém, precisa passar por algumas etapas até ser fidelizado. Conheça cada uma delas:
Atração
Após ter um público-alvo bem definido, o primeiro estágio é a fase da conquista, na qual é necessário atrair e envolver o consumidor para depois fidelizá-lo. O marketing de conteúdo, como citamos, é a estratégia que irá fazer parte de todo o processo. Para começar, você deve criar materiais chamativos, que despertem a curiosidade do consumidor e que, acima de tudo, apresentem soluções para os problemas dele. Sendo assim, é fundamental conhecê-lo a fundo para identificar suas dores e, desta forma, entregar materiais de qualidade com alternativas inteligentes para ele.
Lembre-se de utilizar os diversos canais e formatos para disseminar o conteúdo, como e-mail marketing, redes sociais, e-books, infográficos, landing pages etc. Deste modo, seu negócio estará presente no dia a dia do público, facilitando a lembrança da sua marca na hora de efetivar a compra.
Dica: Uma boa maneira de atrair é começar respondendo as perguntas mais frequentes que seus visitantes têm em relação ao produto ou serviço que a sua empresa oferece.
Captação de leads
A partir do momento em que o visitante viu o título do conteúdo e se interessou pelas informações contidas no texto, é natural que ele queira saber mais e receber novos materiais sobre o assunto. Desta forma, é necessário deixar à disposição um formulário solicitando dados básicos, como nome e e-mail. Assim, ao preenchê-lo, o visitante transforma-se em um lead e você passa a ter esses contatos para enviar outros materiais ricos e do interesse dele, com o objetivo de estreitar o relacionamento e torná-lo um cliente potencial para uma futura conversão.
Dica: Quanto mais conteúdo de valor disponibilizado para o lead, mais ele verá sua empresa como uma autoridade no assunto e, consequentemente, a confiança dele na sua marca aumentará, deixando-o seguro na hora de comprar.
Conversão
Nesta etapa, o lead passa a ser um cliente, ou seja, efetiva a compra. Além de deixar um canal aberto para comunicação, é fundamental continuar nutrindo-o, porém, com novas abordagens. Agora ele utiliza seu produto ou serviço e você possui um histórico das suas necessidades baseado nos dados coletados até então.
Dica: Todas as questões levadas ao consumidor desde a primeira etapa (atração) devem conter um call-to-action (CTA), seja para o produto, seja para um material que irá ajudá-lo ainda mais. Isso irá ajudar no processo de conversão, chamando o visitante para a ação — preencher um formulário, baixar e-book, entre outras ações. Sendo assim, você consegue acompanhar o interesse do consumidor e direcionar conteúdos complementares.
Fidelização
Ela ocorre após a venda, a partir do momento em que o cliente tem a experiência real com o seu produto ou serviço e comprova que tudo aquilo que foi prometido se cumpriu. Em alguns casos, supera as expectativas e, em outros, quando acontece algum problema, se o pós-venda for muito eficiente, ele pode retornar para novas compras ou até mesmo indicar para amigos e familiares.
Neste estágio, o conteúdo segue presente. Não é porque o cliente agora confia na sua empresa que você não irá mais nutri-lo. Entenda que o processo não tem fim, pois é necessário zelar pelo relacionamento para que ele se mantenha interessado e, consequentemente, torne-se um embaixador da sua marca.
Ofereça materiais inéditos, promoções e prazos exclusivos, conte as novidades primeiro para ele, instigando-o a retornar. Enfim, as possibilidades para fidelizar clientes são inúmeras. O importante é continuar levando informação para ser uma lembrança constante na vida do consumidor e para que ele sempre se sinta amparado, caso precise.
Dicas de marketing de conteúdo para fidelizar clientes
Apostar em ações tradicionais de pós-venda e estratégias de SEO em todos os materiais disponibilizados facilita que os consumidores encontrem o seu conteúdo mais rápido e você crie uma boa reputação perante o público. Além disso, existem algumas formas de utilizar o marketing de conteúdo a seu favor para fidelizar clientes. Olha só:
- Responda dúvidas específicas: utilize o serviço de atendimento ao cliente (SAC), por exemplo, para saber as principais dúvidas dos seus clientes e crie materiais claros e objetivos para esclarecê-las. Ou seja, discorra sobre as informações de maneira que o consumidor encontre tudo que ele procura no seu conteúdo e não precise buscar em seu concorrente um complemento para isso.
- Desenvolva treinamentos: esta é uma forma muito eficiente de entregar mais valor ao seu consumidor. Com os treinamentos é possível propor soluções práticas e rápidas que irão facilitar a vida dele. E ainda é a oportunidade perfeita de mostrar o quanto seu produto ou serviço inserido no cotidiano dele tem a agregar para construção do seu negócio.
- Segmente o conteúdo: assim como é importante segmentar o público para saber com quem falar, é fundamental segmentar o conteúdo também. Afinal, nem todos os consumidores encontram-se no mesmo estágio de compra, por exemplo, e a sua comunicação precisa ser adaptada a cada uma delas e de acordo com o que o seu cliente busca.
- Invista em conteúdo institucional: para confiar em alguém é necessário conhecê-lo muito bem, não mesmo? No mundo dos negócios não é diferente. Quanto mais o seu consumidor souber sobre a sua empresa, o que é, o que faz e como faz, mais próximo ele ficará. Portanto, mostre valores e compartilhe as novidades com o seu cliente, isso cria empatia e fortalece os laços.
Agora que você sabe o quanto o marketing de conteúdo é importante para fidelizar clientes, que tal usá-lo a seu favor e se destacar perante a concorrência? Se já utiliza esta estratégia, comente aqui embaixo como ela está ajudando na construção do seu negócio, adoraríamos ouvi-lo. E se ficou com alguma dúvida sobre como fidelizar clientes, não se acanhe. Entre em contato conosco ou deixe um comentário. Teremos prazer em respondê-lo.