Nós já falamos aqui no blog que o omnichannel consiste em uma estratégia que promove as mesmas políticas — preço, prazo de pagamento, condições de entrega e troca etc. — em todos os canais de venda e atendimento disponibilizados pelas empresas. E diante desse contexto, promover marketing omnichannel também é necessário. Aliás, é fundamental.
Marketing omnichannel pode ser definido como o marketing feito para atrair e conquistar os clientes em qualquer um dos pontos de contato entre eles e a marca, como e-commerce, loja física, aplicativo e redes sociais. Ele rompe as barreiras entre um canal e outro, entre on-line e off-line, promovendo o mesmo atendimento em qualquer um dos dos canais da empresa.
A importância desse tipo de marketing tem crescido porque os consumidores já são omnichannel e esperam essa postura das marcas também. Em 2015, segundo o Boston Consulting Group¹, as lojas on-line representavam apenas 4% do total de vendas do varejo brasileiro. No entanto, a internet foi responsável por influenciar 50% das compras realizadas em lojas físicas.
Este dado mostra o que já observamos na prática. É muito provável que você já tenha pesquisado um determinado produto no Google, comparado preços e ido até uma loja física para comprá-lo, não é? Alguns itens, como os smartphones, destacam-se ainda mais nesse sentido: 79% das pessoas² que compraram um artigo como esse passaram por canais on-line antes de se decidir pela compra.
Diante disso, como fazer com que o marketing da sua marca acompanhe essa jornada de compra que rompe, cada vez mais, as barreiras entre on-line e off-line? Colocar em prática uma estratégia de marketing omnichannel é a resposta para ter sucesso nessa empreitada!
Como fazer marketing omnichannel
Depois de implementada a estratégia de vendas omnichannel na sua empresa, é preciso reformular as suas ações de marketing considerando um ponto principal: na omnicanalidade, já não há existem mais campanhas separadas para cada canal ou para físico e digital. O marketing omnichannel se destaca justamente por não fazer distinções entre os pontos de contato.
Aliás, o que se espera de uma técnica como essa é justamente o contrário: ela deve integrar todos os canais também no marketing. Para isso, conhecer a sua persona é fundamental, assim como entender de que forma ela se comporta em cada canal, quando prefere comprar por um ou por outro e o que espera da sua marca em relação ao omnichannel.
Aqui, como já falamos em um artigo do blog, a gestão do conhecimento é um diferencial, pois auxilia na identificação, criação e distribuição do conhecimento que a sua empresa já detém sobre esses aspectos, tornando as suas ações muito mais eficientes e assertivas em relação ao omnichannel e, é claro, ao marketing em si.
Com base nesse conteúdo sobre a persona e os canais, você deve desenvolver ações que promovam a melhor experiência para o seu consumidor. E isso depende do perfil de cada negócio e também do seu cliente. Nesse sentido, uma estratégia que tem funcionado bem é a utilização dos Anúncios de Inventário Local³, disponibilizados pelo Google AdWords.
Esse tipo de anúncio mostra o produto pesquisado pelo cliente na internet indicando qual é a loja física mais perto da localização dele que tem o item em estoque. É a integração entre on-line e off-line tornando a experiência do cliente mais satisfatória. Com isso, ele pode decidir se conclui a compra no e-commerce ou se vai até o estabelecimento para adquirir a mercadoria.
Assim como os Anúncios de Inventário Local, outras ferramentas que utilizam a geolocalização têm oferecido bons resultados para as marcas. O Google Meu Negócio e o Waze⁴ — aplicativo em que 44% das navegações são relacionadas diretamente ao consumo — são exemplos disso. É preciso mostrar que você está disponível onde o seu cliente está.
E vale ressaltar que, para uma estratégia de marketing omnichannel, é preciso mensurar resultados a todo momento. Desenvolva campanhas com características diferentes e meça os números de cada uma para saber qual delas apresenta um desempenho melhor. Dessa forma, você ganha mais facilidade para avaliar o que está trazendo ou não benefícios para a sua marca.
Deu para perceber que marketing omnichannel não é nenhum bicho de sete cabeças, concorda? O ponto central dessa estratégia é integrar os canais em vez de separá-los, fazendo com que os seus clientes possam escolher onde e quando comprar da forma que for mais satisfatória para cada um deles.
Acesse o nosso site ou entre em contato conosco e saiba como a Humantech pode ajudar você a pôr em prática o marketing omnichannel e conquistar resultados ainda melhores! E se você ficou com alguma dúvida sobre esse tema, deixe seu comentário aqui embaixo para conversarmos.
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