Um dos itens avaliados pelos gestores durante o desenvolvimento do planejamento estratégico é o turnover, taxa referente à rotatividade de funcionários. Ter o controle desse fator é extremamente importante em uma empresa, pois se ele for considerado alto, significa que os negócios não estão no caminho certo e isso influencia diretamente no funcionamento da organização e nos resultados. Mas como se proteger desse problema ou acabar com ele, caso exista? A educação corporativa é uma resposta eficaz e vamos explicar o motivo.
Pense que é a saúde do empreendimento que está em jogo e, por meio dessa taxa, é possível avaliar se a diferença entre as contratações e as demissões é maior do que o considerado normal. O turnover não corresponde à causa do problema, mas aos efeitos de algumas variáveis externas e internas. Por isso, é importante analisar constantemente a situação empresarial para identificar possíveis falhas que desestimulem os colaboradores, levando-os a pedir demissão.
Dentre as principais causas apontadas para o alto índice de rotatividade está a falta de orientação e de feedback, o desequilíbrio entre o lado pessoal e o profissional e a perda de confiança no gestor. A isso também podemos acrescentar a falta de treinamentos. Com isso, são vários os prejuízos referentes à constante mudança no quadro de funcionários, dos quais podemos citar três principais:
- Gastos maiores: Rescisões contratuais, novas contratações, treinamentos… quando o turnover é alto, consequentemente os gastos da empresa aumentam com as burocracias envolvidas;
- Redução do capital intelectual: Experiências práticas e conhecimento teórico são importantes para o aperfeiçoamento dos processos. Quando uma pessoa vai embora, também leva parte desse know-how, podendo, inclusive, utilizá-lo contra você, caso seja contratado pela concorrência.
- Perda de tempo: Todo o processo desde a rescisão até a adaptação do novo colaborador demanda bastante tempo. Como consequência, as atividades desenvolvidas nesse período também são prejudicadas.
Educação corporativa: uma arma contra o turnover
Se sua empresa apresenta uma taxa de rotatividade maior do que 5%, está na hora de tomar medidas para reduzi-la. Além de ser mais econômico, manter os talentos proporciona uma vantagem competitiva e ajuda a ampliar as habilidades. O resultado disso é que o trabalho é continuamente aperfeiçoado, impactando na qualidade das soluções oferecidas e na força da marca no mercado.
Nesse sentido, é preciso considerar as mudanças de paradigmas entre os trabalhadores, pois, embora o salário seja um fator importante, ele não é mais o principal para a permanência em um cargo. Os colaboradores estão mais interessados em um local de trabalho onde exista a possibilidade de crescimento profissional, em que possam aperfeiçoar e aplicar seus conhecimentos e tenham qualidade de vida.
Por isso, oferecer treinamentos corporativos é uma das maneiras eficazes de motivar os funcionários e engajá-los com a proposta do seu negócio, criando um laço mais forte entre os dois lados. Mas como oferecer cursos sem prejudicar o horário de trabalho e adaptados às necessidades de cada participante? Afinal, bem sabemos que o método tradicional nem sempre é uma boa solução.
É nesse contexto que as plataformas digitais são verdadeiras aliadas, de modo que o e-Learning tornou-se uma opção mais acessível, quando se analisa a longo prazo, e eficaz. Essa modalidade de ensino permite que o conteúdo seja disponibilizado em diferentes formatos (vídeo, texto, áudio), dinamizando o aprendizado.
E para motivar as pessoas, engajando-as nas atividades propostas, é possível utilizar técnicas como o gamification, que utiliza elementos típicos de jogos (pontuações, condecorações) fora do seu ambiente original. Com o e-Learning, pode-se integrar os colaboradores mais rapidamente com a cultura da empresa, facilitando, por exemplo, compreender se as expectativas deles estão sendo devidamente atendidas.
A proatividade e a gestão do conhecimento
O desenvolvimento das habilidades técnicas associado à experiência prática oferece um know-how riquíssimo para o crescimento empresarial. Isso permite que todos os funcionários consigam a qualificação necessária para realizar as atividades com maestria e sugerir as soluções mais adequadas para qualquer questão que venha a aparecer. Desta forma, os profissionais ganham voz e são realmente valorizados e integrados à empresa.
Estimular a troca de ideias e a participação das pessoas nas decisões corporativas faz com que elas fiquem mais motivadas no trabalho, pois se sentem reconhecidas. Além de ser uma forma de deixá-las satisfeitas e reduzir o turnover, essa ação é importante para promover novas soluções e aprimorar os processos.
Seguindo esse raciocínio, a gestão do conhecimento ganha um papel importante. Afinal, conforme já comentamos por aqui, administrar todo o conhecimento produzido por uma empresa é extremamente importante para o fortalecimento e o progresso dela. Percebeu que tudo isso faz parte de um ciclo? Ao investir na educação continuada dos colaboradores, eles adquirem mais domínio na área e aperfeiçoam as técnicas. Aqui, entra a gestão do conhecimento que administra todo esse saber e o direciona estrategicamente.
Por fim, todos os envolvidos sentem-se valorizados, aumentando a satisfação deles com o trabalho e reduzindo o turnover. Lembre-se que a rotatividade representa um grande perigo para os negócios. Entreviste os profissionais que trabalham com você para entender as necessidades e expectativas deles. Uma boa parceria entre os dois lados é fundamental para a evolução do seu empreendimento.
Você tem mais alguma sugestão para diminuir o índice de turnover? Compartilhe conosco nos comentários! E se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco! Nós estamos à disposição para ajudar.