Por Next Idea*
Captar e reter a atenção das pessoas está cada vez mais difícil. O marketing de antigamente, baseado somente nas mídias tradicionais, já não garante — nem de longe — o mesmo retorno sobre o investimento. Por outro lado, os consumidores nunca tiveram tanta abertura para se relacionar com as marcas e, também, nunca estiveram tão informados. O consumidor já não toma mais suas decisões baseado nas informações básicas fornecidas por um vendedor, por exemplo. Ele busca conhecimento sobre uma determinada marca, um determinado produto ou empresa. E ele faz essa busca na internet, sendo assim, estar na frente com suas ações digitais lhe garantem uma vantagem em relação ao seu concorrente.
É nesse contexto atual que o inbound marketing está inserido. Por meio da internet e das redes sociais, uma organização pode se comunicar com um número enorme de pessoas ao mesmo tempo, coletar feedbacks, atrair potenciais clientes e entregar mais satisfação para quem compra seus produtos e serviços. Tudo de uma forma bem mais automatizada e direta, para chegar no seu foco: sua persona.
Quer entender melhor como aumentar sua receita por meio de ações de inbound marketing? Confira agora!
Atraia pessoas 24 horas por dia, 7 dias por semana
Hoje em dia, as empresas precisam esquecer a ideia de que só é possível conquistar clientes e obter receita durante o horário comercial. As pessoas estão conectadas o tempo todo. As pesquisas no Google nunca param, assim como as interações nas redes sociais.
Se a sua marca souber desenvolver uma estratégia inteligente de marketing de conteúdo — que é uma das ações do inbound —, você será visto e lembrado o tempo todo. Seja enquanto estiver no escritório, seja nos fins de semana.
Por meio de um conteúdo relevante, que trate das dúvidas comuns do dia a dia de seu cliente, você poderá atraí-los para seu site, iniciando um contato com sua empresa. Além de ser uma excelente maneira de se aproximar do seu cliente em potencial, com conteúdo de qualidade você poderá angariar dados pessoais para lá de relevantes para seu time de vendas, gerando leads a um passo de concretizarem a negociação.
A atração é o primeiro dos quatro pilares do inbound marketing e pode ser feita por meio de blog posts, SEO (posicionamento no Google e Bing, por exemplo), website da companhia, redes sociais, entre outros.
Converta mais pessoas em potenciais clientes
A conversão é justamente o segundo pilar do inbound marketing. Pode ser feita por meio de cadastro na newsletter do blog da empresa, pesquisas que coletam dados dos potenciais clientes, oferta de materiais gratuitos para download em troca do e-mail, entre outras opções.
Ter o contato de uma pessoa que já está interessada no que você tem a dizer é uma das formas mais eficientes de aumentar a receita. E o melhor é que isso pode ser feito em larga escala, de forma totalmente automatizada. Se essa pessoa disponibilizou o seu contato, ela está dando sinal verde para que você possa nutri-la com conteúdos, ou seja, ela deu liberdade para você avançar.
Mas para que sua estratégia de inbound marketing gere os resultados esperados, é importante que você entenda que nem todos os leads conquistados estão efetivamente prontos para receber um contato da sua equipe de vendas. Muitos desses leads podem, por exemplo, ter acabado de conhecer sua marca, ainda não se sentindo à vontade para fechar negócio com você. Por isso, mantenha a calma enquanto educa seus leads para que eles amadureçam e conheçam cada vez mais sobre você e seus produtos e serviços, entendendo como sua empresa pode ajudá-los com seus problemas. Só depois desse processo é que você deve acionar seu vendedor na interação.
Feche mais vendas
Depois de atrair a atenção de uma pessoa e coletar o contato dela (confirmando o interesse), é hora de usar o terceiro pilar do inbound: o fechamento. Esse é o momento de realmente gerar receita para o negócio e, mais uma vez, as ações de marketing vão otimizar e potencializar os resultados.
Para ter mais sucesso em sua estratégia e vender mais com o inbound marketing é importante que seu time de vendas efetivamente se envolva na elaboração da persona e ajude na criação dos conteúdos, contribuindo com suas percepções de fundo de funil para que o material seja certeiro, tirando as dúvidas mais comuns de seus futuros clientes, entregando o conteúdo certo, na hora certa.
Uma ferramenta que pode ser utilizada é o CRM (Customer Relationship Management), um software que ajuda a gerenciar todo o relacionamento com os consumidores, desde a captação até o pós-venda. Todo o histórico do cliente estará em suas mãos, facilitando o desenvolvimento de estratégias de venda e o fechamento em si.
Outra estratégia que pode ser aplicada é o e-mail marketing, que traz um excelente retorno sobre investimento (saiba como calculá-lo). Essa ferramenta permite construir relacionamento e fechar vendas de forma automatizada, além de possibilitar alta segmentação e personalização.
Além disso, a automação de marketing como um todo é uma das ações mais importantes para facilitar o fechamento. Como exemplo, você pode definir que uma pessoa que faz download de um material no site da empresa receberá uma série de e-mails sobre o assunto, tanto de conteúdo como de venda.
Vendas + Marketing
O esforço conjunto do time de vendas com o time de marketing é essencial para que sua empresa crie um conteúdo ainda mais relevante e útil para o cliente, tornando as ações da empresa ainda mais eficientes — o que, no fim das contas, acaba se refletindo nas tão desejadas vendas! Por isso é tão importante a sintonia entre esses dois times. Apesar de aparentemente serem diferentes, eles se complementam e, quando trabalhados juntos, geram melhores resultados.
Ganhe defensores para a sua marca
O quarto e último pilar do inbound marketing é o encantamento, encantamento esse que deve iniciar ao primeiro contato com a sua empresa. O objetivo aqui é transformar clientes em verdadeiros defensores da sua marca, promovendo-a para seus amigos e conhecidos. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação, tratamento personalizado, conteúdo exclusivo, suporte pós-venda, entre outras ações.
Como você pôde ver, transformar leads em clientes não é uma tarefa fácil. Muito pelo contrário, exige uma atenção especial em sua página, um cuidado no monitoramento e na implantação de estratégias até que gere resultados efetivos. Mas seguindo nossas dicas você estará cada vez mais perto do sucesso e poderá vender mais com inbound marketing!
No fim das contas, o grande objetivo do inbound marketing é produzir conteúdo memorável para seu público, independentemente de essas pessoas serem visitantes, potenciais interessados ou clientes fiéis. Aliás, essa é uma das atitudes defendidas pelos entusiastas do inbound: garantir a satisfação constante dos consumidores, atraindo cada vez mais interessados. Assim, o aumento da receita se torna uma consequência.
E você, já está pronto para implementar algumas ações de inbound marketing na sua empresa? Deixe sua opinião nos comentários!
*Este post foi escrito pelos nossos parceiros da Next Idea.
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