“Cloud computing” ou, em português, computação na nuvem, é um sistema que realiza o processamento e o armazenamento de dados na “nuvem” — uma analogia feita à infraestrutura de comunicação da internet. Com a utilização deste conceito, é possível acessar dados a partir de qualquer computador, desde que haja conexão com a web. Fazendo uma comparação com sistemas utilizados em nosso dia-a-dia, podemos citar as plataformas como Hotmail, Gmail, entre outras em que há possibilidade de acesso remoto a seus arquivos. Diferente do Outlook, por exemplo, em que é preciso estar logado em sua máquina para visualizar os e-mails recebidos.
Uma das principais vantagens da utilização do cloud computing é a possibilidade de utilização de softwares sem precisar instalá-los no computador, economizando espaço em sua máquina. Além disso, os sistemas na nuvem podem ser atualizados sem a necessidade de reinstalação e sem riscos como perda de configurações e dados. As atualizações são realizadas sem danos à rotina de utilização do usuário.
Atualmente, além do armazenamento remoto de arquivos, estão disponíveis funcionalidades como compra de músicas e vídeos, compartilhamento de arquivos e ferramentas sofisticadas como editor de textos, imagens e planilhas on-line. Cinco grandes serviços se destacam no mercado: Amazon Cloud Drive, Google Drive, Apple iCloud, Skydrive (Microsoft) e DropBox. A estratégia dessas empresas consiste em atrair usuários oferecendo serviços gratuitos com capacidades limitadas, mas com possibilidade de compra de mais espaço na nuvem. Clique aqui e conheça o perfil de cada um desses serviços.
Assista ao vídeo do Google Drive, que ajuda a esclarecer o conceito de cloud computing:
Gestão do conhecimento nas nuvens
Resumidamente, podemos pensar em cloud computing como grandes servidores acessíveis por meio de qualquer dispositivo habilitado à internet. Essa disponibilização de dados vai ao encontro de conceitos como crowdsourcing e crowdlearning, e da web 2.0 como um todo, levando em conta a construção de conhecimento a partir da inteligência coletiva.
A facilidade de conexão com conteúdos diversos e o compartilhamento dessas informações, impulsiona a criação de comunidades de conhecimento, que podem ser totalmente abertas, ou ainda serem utilizadas de forma a buscar soluções e impulsionar a inovação dentro das organizações. A utilização deste conceito em nuvem é útil para gerenciar processos das empresas com os clientes, e também na gestão do conhecimento interno como um todo, facilitando o fluxo e a democratização das informações. Para se ter uma ideia do poder que o cloud computing pode ter, basta pensar nas mídias sociais. Elas são o melhor exemplo de dados na nuvem que geram comunidades de conhecimento capazes de gerar grande engajamento e participação.
De acordo com a pesquisa “O poder da nuvem: inovação nos modelos de negócios”, realizada pela IBM, o número de empresas que migrarão suas infraestruturas de TI para cloud computing como forma de revitalizar seus modelos de negócios dobrará nos próximos três anos. Enquanto 16% dos executivos entrevistados afirmam já estarem utilizando funcionalidades em nuvem para promover inovações, como ingressar em novos nichos de negócio ou remodelar um segmento de mercado existente, 35% deles pretendem, até 2015, utilizar a nuvem como ferramenta de transformação de seus atuais modelos de negócios.
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