Nós já apresentamos aqui no blog os benefícios do e-learning, uma modalidade de educação à distância que utiliza as ferramentas da internet para transmitir um conteúdo organizado e qualificado em benefício de treinamentos corporativos, cursos e demais ações de educação. Exatamente por tais características, além de todos os ganhos, esta é a solução ideal para capacitação em home office.
Conduzir as operações diretamente de casa não é lá uma novidade, mas foi algo que se intensificou a partir de 2020 com a pandemia de coronavírus. Mesmo empresas que não tinham essa modalidade de trabalho por hábito passaram a adotá-la como possibilidade. E até as que já atuavam com essa flexibilidade tiveram que adaptar algumas atividades para não parar.
Uma dessas adaptações, certamente, foi a capacitação dos profissionais. Era comum que, mesmo com vários profissionais em home office, a empresa reunisse todos em algum período para fazer treinamentos. Porém, com as limitações impostas pelas medidas de segurança sanitária, esse tipo de reunião tem sido cada vez mais desafiadora, não é mesmo?
Para quem opta por fazer presencialmente, respeitando os protocolos de segurança, os custos sem dúvida ficam maiores e, em muitos casos, dobram ou triplicam, já que é comum ter que dividir a equipe em duas ou três turmas. Nesse contexto, o e-learning se apresenta como uma solução ainda mais interessante. E nós vamos explicar o porquê!
5 motivos para escolher o e-learning para a capacitação em home office
O e-learning é extremamente aderente em diversos contextos, mas principalmente para a capacitação em home office. Por conta de sua flexibilidade e facilidade em ter o conteúdo facilmente atualizado, a escolha por esta metodologia é uma decisão acertada e segura.
A lista que apresentaremos a seguir pode ser útil para várias realidades. Porém, tem a intenção de auxiliar especialmente aqueles negócios cujos colaboradores seguem operando de casa, seja por terem aderido de vez a esta dinâmica de trabalho, seja porque desde sempre atuaram assim ou de forma híbrida. Sabendo disso, veja por que escolher o e-learning para a capacitação em home office!
1 – Dispensa encontros presenciais
Parece óbvio dizer isso, mas esta é, sem dúvida, a vantagem mais marcante desta metodologia. Contudo, quando falamos em dispensa dos encontros presenciais, não nos referimos apenas ao momento de ministrar o treinamento: o próprio desenvolvimento do conteúdo pode ser feito remotamente.
Isso porque a dinâmica do e-learning permite que o conteúdo seja desenvolvido com o suporte de diferentes materiais que garantem o dinamismo e a riqueza de informações necessárias para um treinamento qualificado. É possível, até mesmo, trabalhar com animações e recursos de gamification para que não seja necessário gravar alguém transmitindo o conteúdo.
2 – É mais dinâmico
É evidente que, em treinamentos presenciais, o engajamento do público pode ser trabalhado conforme as respostas que ele vai dando ao longo da apresentação dos conteúdos. Porém, isso é algo que depende muito da sensibilidade do palestrante em fazer os ajustes para manter a plateia animada.
Como nem sempre esses fatores são fáceis de controlar, o e-learning pode ser a solução! Nele, todas as interações são planejadas e aprovadas pela sua empresa. Assim, é possível variar os formatos utilizados (vídeos, textos, jogos, links para páginas da internet etc.), renovando os estímulos frequentemente e garantindo uma resposta positiva do público.
3 – É possível controlar o aproveitamento
Você pode estar pensando: mas por que eu não posso simplesmente organizar todo o conteúdo em slides e disponibilizar na intranet ou em algum sistema interno da empresa para todos acessarem? Bom, poder você até pode, mas como você vai acompanhar o aproveitamento das pessoas que estiverem acessando o conteúdo?
Uma avaliação final é uma opção, mas só ela não garante que as informações sejam assimiladas! No e-learning, por conta de toda a sua infraestrutura, é possível saber como está o avanço das pessoas no treinamento, como elas estão interagindo com o conteúdo e em quanto tempo todos estão fazendo isso. O exercício final acaba servindo mais para fixação e menos como contra-prova de aproveitamento.
4 – É mais barato
Organizar um treinamento corporativo em meio a uma pandemia com várias regras sanitárias é um desafio e tanto. Assegurar o distanciamento, posicionar profissionais para fazer o controle de entrada, aferição da temperatura, fiscalização do cumprimento das regras e disponibilização de álcool gel, bem como desinfecção dos ambientes são cuidados obrigatórios e custosos.
Eles se somam à locação de uma sala adequada, a contratação do profissional que irá ministrar o conteúdo e toda a infraestrutura de suporte necessária. Em muitas empresas, ainda, há a necessidade de deslocamentos e essas viagens impõem riscos e custos. Por fim, como dissemos, certamente a equipe terá que ser dividida para não causar aglomerações, o que multiplica os gastos.
Mesmo que a sua empresa já tenha o profissional que vai ministrar o conteúdo e ambiente próprio para o treinamento, ele não vai poder ser reaproveitado e atualizado. Ou seja, é um investimento para uma única vez.
O e-learning resolve todas essas questões: trata-se de um investimento único para um material que poderá ser reaproveitado e atualizado quantas vezes for necessário. Além disso, cada pessoa pode fazer a capacitação em home office, no seu tempo, a hora que preferir, garantindo mais segurança, sem redução do aproveitamento.
5 – Estrutura o conhecimento da sua empresa
Como dissemos acima, o e-learning permite que os treinamentos sejam armazenados e reaproveitados. Um conteúdo de integração, por exemplo, pode ser bem melhor aproveitado com essa dinâmica. Mas para além desse exemplo, o e-learning possibilita que todos os cursos desenvolvidos sejam armazenados na mesma plataforma.
Isso cria uma espécie de universidade corporativa, integrando e compilando os conhecimentos produzidos na empresa para que eles se transformem em valor agregado. Aliás, esta é a premissa da gestão do conhecimento. Dessa maneira, a empresa evolui, gera valor agregado e conquista tudo isso mesmo realizando capacitação em home office!
Implante agora mesmo o e-learning na sua empresa!
Independentemente se a sua empresa seguir ou não com o trabalho remoto, a capacitação em home office pode ser uma realidade. No mínimo para que, após o expediente, o colaborador tenha um espaço para se qualificar e ir em busca de crescimento na carreira e na empresa. Então, para implementar essa solução no seu negócio, fale com a Humantech!
Nós somos especialistas em treinamentos e-learning e podemos conduzir toda a produção dos conteúdos de acordo com as definições que você precisar. Além disso, oferecemos consultoria para permitir que a aplicação dessa estratégia produza resultados ainda mais efetivos. Fale com a gente e conheça melhor! Se preferir, deixe o seu comentário no espaço abaixo!