Empresas de diferentes segmentos já perceberam que para alcançar um público cada vez maior é preciso investir no planejamento de estratégias de comunicação corporativa, pois, com elas, você consegue aprimorar o relacionamento da sua marca com seu público de interesse, promovendo melhorias no ambiente interno e o crescimento da empresa. Entre as práticas disponíveis no mercado, branding e marketing de conteúdo se destacam.
Para quem ainda desconhece os significados, branding é um conjunto de conceitos que tem o objetivo de consolidar uma marca no mercado com a adoção de planos, ações e estratégias específicas. Já o marketing de conteúdo é uma estratégia de atração de clientes por meio de conteúdo relevante e valioso.
A ligação entre branding e marketing de conteúdo está no fato de que, juntos, eles conseguem comunicar aos colaboradores e clientes os valores e o posicionamento da sua marca, fazendo com que eles se encantem e vejam a sua empresa como referência do segmento em que atua. Assim, quando um deles tiver que decidir de quem vai comprar ou com quem trabalhar, seu nome será um dos primeiros da lista.
Branding e branded content
O branding é compreendido como a gestão de marca de uma empresa, que se dá a partir de ações como a criação de um logotipo, o fortalecimento da identidade visual e a produção de conteúdo da marca, o chamado branded content. E, nesse caso específico, é possível notar uma sensível mudança de percepção do mercado.
Há aproximadamente três anos, jornais de grande circulação no Brasil, como a Folha de S. Paulo, perceberam a tendência e montaram equipes focadas no serviço de branded content. A estratégia é vista pelas empresas do setor como fonte de receita alternativa e ganha a atenção dos anunciantes e das agências de publicidade.
A proposta do branded content é a de oferecer uma estratégia de construção e consolidação de imagem com base na produção de conteúdo relevante para a audiência, patrocinado por uma empresa ou instituição, mas que se distingue da publicidade ou do merchandising tradicional. É uma forma diferenciada de se comunicar com o público.
Conteúdos patrocinados são práticas usuais nos meios de comunicação. A mudança é que em vez de contratar uma empresa, agência de publicidade ou profissionais autônomos para realizar o trabalho, o cliente agora pode fazer isso diretamente com a empresa que gera informação de qualidade para um público específico.
Ou pode, ela mesma, desenvolver o seu próprio conteúdo, colocando-se como autoridade em sua área de atuação. E isso é visto pelas empresas como um grande diferencial sobre a percepção da marca.
Benefícios do marketing de conteúdo
Após entender quais assuntos estão relacionados à sua área de atuação e quais clientes podem criar um engajamento com eles, é hora de elaborar a estratégia de conteúdo. Entre os benefícios gerados por essa prática estão:
- Maior visibilidade on-line;
- Melhor relacionamento com os clientes;
- Maior engajamento com a marca;
- Novas oportunidades para a equipe de vendas;
- Crescimento natural das vendas;
- Redução de custos.
Especialistas entendem que, ao adotar uma estratégia de conteúdo madura, serão gerados mais leads, que são os contatos interessados naquilo que a empresa faz ou produz. Com mais contatos gerados, as pessoas começam a consumir naturalmente os seus produtos e serviços.
Por que investir em marketing de conteúdo
Para alcançar relevância nas redes sociais é preciso ir além de fotos, mensagens e do marketing pessoal e empresarial. É necessário construir uma reputação em longo prazo. Investir em um e-commerce ou rede social exige a definição de estratégias, objetivos, metodologia e monitoramento por meio de indicadores.
Por isso, é fundamental saber o que se pretende comunicar com as publicações nesses canais, qual o melhor horário para postagens, quem são os consumidores que sua empresa deseja atrair, quais os assuntos são de interesse do seu público potencial e quais indicadores serão utilizados para monitorar os resultados.
Nesse contexto, é importante contemplar o desenvolvimento de conteúdos digitais que sirvam de suporte para que sua empresa seja percebida como uma instituição ética, responsável e que preza a disseminação e compartilhamento do conhecimento. Mas antes de investir em qualquer plataforma on-line, procure montar uma estratégia e avaliar o mercado. Participe de conversas com empresas parceiras e pesquise conteúdos em blogs e outras plataformas on-line.
As etapas para a ação usando branding e marketing de conteúdo
O plano de marketing é composto de três etapas. Elas auxiliam na tomada de decisões seguras para alcançar objetivos e metas com esse trabalho.
1) Planejamento: é voltado para a definição do negócio. Depois de uma análise de ambiente, na qual todas as informações a respeito da empresa são revisadas ― com base na Análise SWOT (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que influenciam nos negócios) ―, são estabelecidos público-alvo, posicionamento de mercado, objetivos e metas, marca e estratégias de marketing.
2) Implementação: é a etapa na qual se executam as estratégias de marketing, que devem assegurar a realização dos objetivos e das metas da empresa. O plano de ação é desenvolvido com base na especificação das atividades a serem desempenhadas, no seu período de execução, na forma como serão feitas, quem as fará e com que custo.
3) Avaliação: é a etapa para verificar se as ações executadas estão de acordo com o que foi planejado.
Especificamente em relação ao marketing de conteúdo, a etapa de planejamento requer que se considere o trabalho prévio de branding para que ele seja reforçado. É importante constar que, obviamente, o branding será fortalecido com o marketing de conteúdo. Contudo, na verdade, ele corresponde a uma etapa prévia que começa na definição do nome da empresa e marca, lá no início de todo esse esforço, até a forma de comunicação utilizada para interagir com o público.
Sabendo disso, um grande passo já é dado, porque você pode estipular o que deve ser dito, como deve ser dito e para quem deve ser dito na hora de produzir conteúdos. E já que estamos falando de marketing de conteúdo, nunca é demais reforçar que essa estratégia não diz respeito ao seu produto ou serviço: você tem que entregar algo relevante ao seu público, que interesse a ele. Falar de seu produto é algo apenas para estágios mais avançados desse relacionamento, quando ele já se mostrar interessado no que você tem a oferecer.
E como fica a comunicação corporativa depois de tudo isso?
Bom, como dissemos lá no início, branding e marketing de conteúdo são duas das principais ferramentas da comunicação corporativa. A primeira porque monta todo um cenário do que será apresentado ao público e a segunda por fazer essa apresentação de uma forma que a empresa ganhe visibilidade, credibilidade e relevância, gerando valor e engajando cada vez mais colaboradores e clientes.
Porém, é um grande desafio implementar uma estrutura de comunicação corporativa eficiente, pois, além de usar as estratégias corretas, é preciso contar com profissionais especializados no assunto. Por isso estamos aqui. Você sabia que a Humantech pode ajudar você a enfrentar esse desafio fortalecendo sua marca, construindo uma reputação consistente, criando uma diferenciação em relação à concorrência e impulsionando o seu negócio?
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