Os bots do Messenger do Facebook podem ser uma alternativa muito eficaz para movimentar a estratégia de interação com o público da sua empresa. Para quem conhece pouco, trata-se de um recurso que, por meio de uma programação prévia, permite a comunicação, o atendimento inicial e a abordagem com seus inscritos.
Essa ferramenta é bastante adequada para fazer seus leads avançarem na jornada de compra, para compartilhar seus conteúdos ricos e promover o conhecimento entre seu público, bem como para diversificar o atendimento.
Entre os benefícios desse recurso, está a possibilidade de oferecer um atendimento mais imediato, qualificado e preciso, sem aumentar os custos com a folha de pagamento, já que não se requer um reforço na equipe de atendimento. Até porque é o próprio bot que fará esse trabalho ou, no mínimo, encaminhará para a equipe responsável.
É claro que a estrutura interna deve ser avaliada ao adotar esse modelo de comunicação. Ela precisa estar preparada para lidar com mais esse canal e dar continuidade ao atendimento de uma maneira positiva. Para tanto, é necessário observar algumas questões sobre os melhores usos e a relevância dessa solução no contexto da sua estratégia de marketing. Então, para entender melhor todas essas variáveis, siga neste artigo com a gente!
Usar os bots do Messenger é uma boa decisão?
Depende. É verdade que o Messenger do Facebook tem cerca de 1,3 bilhão de usuários ativos. Ou seja, este é o número de pessoas que de fato usam o aplicativo com alguma frequência. Isso significa que há um público a ser alcançado e é muito provável que alguns dos seus potenciais clientes estejam dentro desta estatística.
Ainda assim, é preciso refletir de modo crítico e calculado se esta é a melhor plataforma para encaminhamento de ações de vendas para o seu negócio. É evidente, porém, que tomar tal decisão passa pelo conhecimento das funcionalidades da ferramenta para entender se ela está alinhada com os seus objetivos. E é o que vamos apresentar agora!
3 formas de utilizar os bots do Facebook Messenger
Existem algumas maneiras principais de se utilizar os bots do Messenger. São ações estratégicas capazes de agilizar e facilitar o atendimento ou mesmo fornecer alguma assistência pós-venda. Confira quais são:
1 – Atendimento direto
O seu cliente tem a possibilidade de preencher um formulário em seu site, enviar um e-mail ou mesmo telefonar. Mas considerando a necessidade comum de atendimento ágil e respostas claras, sai na frente quem oferecer o retorno mais imediato possível do modo mais prático que se tem à disposição.
Como é inviável manter uma equipe para dar conta dessa demanda intensivamente, o uso de bots do Messenger pode ser o caminho. Com ele, logo que o cliente perguntar algo, determinadas palavras-chave podem dar o direcionamento do atendimento e já resolver a questão por ali. Se isso não ocorrer, ao menos é possível encaminhá-lo a um atendente para um contato pessoal.
2 – Distribuição de conteúdo
O Wall Street Journal, dos Estados Unidos, possui uma funcionalidade no Facebook Messenger que envia as cotações ao vivo das ações na Bolsa de Valores quando os leitores digitam “$” na caixa de diálogo do aplicativo. E por lá mesmo eles podem receber as principais notícias do dia. Essa experiência pode ser levada com sucesso para a estratégia de marketing da sua empresa.
Educar o seu público está entre as ações mais eficazes para promover o avanço na jornada de compra e também a manutenção do relacionamento. Portanto, permitir que seus contatos tenham acesso aos conteúdos que a sua empresa desenvolve é uma maneira de eles lhe perceberem como autoridade em sua área de negócios, ao mesmo tempo que a sua marca fica registrada como primeira opção em caso de necessidade.
3 – Encaminhamento para seus canais oficiais
Os bots do Messenger permitem a programação de chamadas para ação (CTAs) que conduzam as pessoas para áreas do seu site em que elas possam entender melhor as soluções que a sua empresa oferece ou mesmo para os canais corretos de contato. Dessa maneira, a ferramenta funcionaria mais como um direcionador do que como um meio de resolver efetivamente alguma questão de modo automatizado.
Como implantar os bots do Messenger no seu escopo de comunicação
Mencionamos no início do artigo que um dos benefícios dos bots do Messenger é aumentar a capacidade de atendimento sem exigir um aumento na quantidade de pessoas trabalhando para fazer isso, já que grande parte do esforço será automatizado. Ainda assim, é preciso considerar que o contato humanizado não deixa de ser necessário!
Em algum momento é possível que seja preciso o contato humano, principalmente se a programação adotada for a de usar o chat simplesmente para fazer o encaminhamento aos setores corretos. Além disso, é fundamental que haja uma equipe para acompanhar e monitorar a ferramenta e, eventualmente, promover atualizações e melhorias.
Lembre-se que o objetivo disso tudo é oferecer uma experiência positiva para seus clientes e isso não será alcançado com uma ferramenta que funciona mal. É essencial que ela atenda a todos adequadamente, que entregue conteúdo relevante, que dê os encaminhamentos corretos e que apresente novidades para aqueles que a utilizam com frequência.
Para operacionalizar essas funcionalidades de maneira condizente com as necessidades do seu negócio e com a infraestrutura disponível, é primordial fazer um planejamento estratégico digital. Esse é um trabalho que a Humantech pode oferecer para sua empresa. Somos especialistas em desenvolver uma linha de ações em benefício do seu negócio utilizando as mais modernas estratégias de comunicação.
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor e que ele forneça grandes ideias para qualificar ainda mais as suas opções de atendimento e relacionamento com seu público. E caso você queira dividir alguma experiência ou esclarecer algum aspecto específico, fique à vontade para deixar a sua mensagem no espaço abaixo ou entrar em contato com a gente. Estamos sempre à disposição para conversar!
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