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Blogs corporativos: técnicas para deixar os textos mais atrativos

Blogs corporativos: técnicas para deixar os textos mais atrativos

Com a quantidade crescente de blogs na internet abordando os mais variados assuntos, surge uma dúvida: como atrair os leitores para o meu blog? Ter conteúdo de qualidade é o principal ponto, mas não é só isso. Você deve se preocupar com a parte visual também.

Algumas técnicas permitem que suas publicações se destaquem no mundo virtual e caiam no gosto dos internautas. Abaixo, apontamos algumas medidas que você pode tomar na hora de produzir o conteúdo e implementar ao fazer a publicação. São técnicas simples, mas que vão trazer bons resultados para o seu blog. Confira!

Título

Fazer um título atraente é fundamental para despertar o interesse do leitor pelo assunto. De nada adianta caprichar no texto e não ter um título interessante e bem feito. Não precisa ser engraçado ou misterioso, mas se for, melhor. Evite números: a inclusão de números tem o poder de desviar o olhar do leitor e os cliques, o que você, definitivamente, não quer.

Gancho

Depois que o leitor foi atraído pelo título, a missão de convencê-lo a continuar a leitura fica com o primeiro parágrafo do texto. É preciso ter um gancho. Você pode fazer uma pergunta, porque quando somos questionados, nossa tendência natural é ir em busca da resposta. Também vale contar uma história, porque ninguém resiste a uma boa história. Experimente vários ganchos e estilos para ver qual funciona melhor com o seu público. Lembre de acompanhar os dados de acesso e verificar se a sua audiência está sendo impactada.

Recurso visual

Ao contrário do que ocorre em revistas, por exemplo, publicar textos com longos parágrafos nem sempre é uma boa ideia no ambiente digital. Aposte em frases curtas e parágrafos pequenos para não espantar o leitor. O conteúdo é importante, mas descubra como dividir e deixar a informação mais atraente. Na hora de publicar um texto, use marcadores e listas numeradas. Estes recursos darão um visual mais limpo ao blog.

Escrita

Por mais despojado que o mundo virtual seja, escrever respeitando as normas da língua portuguesa e dominar o assunto abordado é fundamental. Cuide com a gramática e evite perder toda a credibilidade que conquistou.

Personalidade

Ninguém gosta de ler um texto chato. As pessoas gostam de materiais com estilo e elegância, que demonstram a personalidade do escritor. Adicione o seu próprio estilo na escrita. Permitindo que o leitor descubra a sua verdadeira personalidade, você irá firmar sua credibilidade com eles.

SEO

Usar palavras-chaves em seu blog é necessário se você quer que as pessoas consigam encontrá-lo por buscadores. Mas seja natural, escreva para pessoas, não para buscadores. Se você usar palavras ou frases repetidas excessivamente, o Google vai considerar como spam. Lembre-se: a boa escrita e conteúdo inédito estão em primeiro lugar.

Hiperlinks

O recurso é ótimo para fornecer ao leitor uma melhor experiência ao navegar no seu site. Mas nem por isso você deve usá-lo em excesso. Tome como base usar um hiperlink a cada 100 palavras, aproximadamente. Lembre-se: a chave é a relevância, não a quantidade.

Imagens

Os seres humanos sempre foram atraídos por recursos visuais. E, sem dúvida, a Internet aguçou ainda mais nossa curiosidade. Publicações com foto são mais atraentes e tornam os leitores mais propensos a ler o conteúdo. Sempre que possível, use imagens para ilustrar o seu texto.

Call to action

Terminado o texto, é hora de fazer um pedido a seu leitor. Você precisa dizer o que gostaria que ele fizesse. Se você não pedir, acredite, ele não fará nada em centenas de casos. Tente variações simples como: “Visite nossa página no Facebook” ou “Compartilhe com seus amigos”.

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