Comunicação Corporativa

Como definir as melhores estratégias de endomarketing para sua empresa (parte 2)

estratégias de endomarketing

Na primeira parte deste artigo, falamos sobre a importância de identificar as necessidades dos colaboradores para, então, desenvolver as melhores estratégias de endomarketing. Esse processo é importante, pois, cada empresa tem um perfil e carências distintas, características que devem ser analisadas a fim de escolher as ações mais assertivas para cada caso.

Além disso, no último post, também abordamos as técnicas de marketing interno que podem ser utilizadas quando as necessidades identificadas dizem respeito à falta de comunicação, fator que afeta a motivação e o engajamento dos colaboradores.

Agora, na segunda parte do texto, vamos continuar falando sobre as melhores estratégias para cada carência, com dicas de ações que você pode utilizar na sua empresa. Acompanhe!

Desenvolva estratégias de endomarketing para cada necessidade

A ausência de ferramentas de comunicação é um dos problemas mais comuns em negócios de diversos portes e segmentos. Porém, não é o único! A falta de integração entre os colaboradores e a inexistência de reconhecimento profissional e de programas de capacitação também podem impactar na satisfação dos funcionários e, por isso, merecem estratégias exclusivas.

Problemas de integração

Engana-se quem pensa que a falta de integração diz respeito apenas aos novos colaboradores, que buscam se adaptar ao local de trabalho. Mesmo entre equipes que trabalham juntas há muito tempo, a falta de integração pode ser um problema.

Além de ser prejudicial ao clima organizacional, isso também traz consequências negativas à toda a rotina produtiva. Ao não se sentir confortável com outro colaborador ou mesmo ao não confiar nele, um funcionário pode adotar uma postura individualista, deixando de ouvir sugestões ou discutir sobre o trabalho, o que é prejudicial à melhoria contínua dos processos. Veja algumas ações que podem mudar este panorama:

Confraternizações: a comemoração de datas especiais pode ser o primeiro passo para trazer maior integração à equipe. Alguns exemplos são os cafés mensais para aniversariantes e as festas temáticas, como no Halloween, que geram conversas sobre temas não relacionados ao trabalho. Outras confraternizações que também podem gerar mais aproximação entre a equipe são as que combinam assuntos da vida pessoal, como o dia de trazer os filhos ao trabalho ou o dia dos animais de estimação na empresa.

Ações de incentivo: também é possível gerar união entre a equipe com ações de incentivo que estabeleçam metas, como as gincanas. Elas não precisam ser relacionadas ao trabalho: podem ter o intuito, por exemplo, de arrecadar alimentos para alguma organização. O importante é motivar as equipes para alcançarem os objetivos.

Trabalhos em grupo: outra maneira de integrar a equipe é realizar eventos que incentivem o trabalho em grupo. Pode ser, por exemplo, um seminário de novas ideias, em que cada grupo desenvolve uma forma de aprimorar os produtos, processos ou serviços da empresa. Ações como essa geram união entre os colaboradores e benefícios para todo o negócio.

Mais uma vez, cabe à equipe responsável pelo endomarketing analisar quais são as melhores estratégias de acordo com o perfil dos funcionários.

Inexistência de ações de reconhecimento e valorização

Aqui no blog, nós já falamos sobre a importância do reconhecimento profissional. Além de motivar e engajar os funcionários, a valorização também reduz a taxa de rotatividade e contribui para a melhoria contínua dos processos.

Há várias ações que podem fazer com que o colaborador se sinta valorizado, desde um dia de folga até premiações em dinheiro. Assim, vale analisar novamente o perfil da sua empresa e ouvir a opinião dos funcionários para decidir qual é a melhor opção.

O melhor é que essas estratégias de reconhecimento estejam estruturadas em um programa de incentivo. Isso faz com que a valorização não seja algo pontual, que ocorre apenas uma vez ou somente com alguns funcionários, mas se concretize como uma política da empresa. Para isso, é importante definir e divulgar de forma clara o que é o prêmio e qual é a frequência da premiação.

Em relação ao prêmio, ele pode ser oferecido em dinheiro, em produtos (fabricados pela empresa ou não), experiências (como viagens e cursos) ou recompensas simbólicas, como um dia de folga, um brinde personalizado ou um feedback positivo. No que diz respeito à frequência, a premiação pode ser concedida em datas determinadas, como duas vezes ao ano, ou de forma estruturada, paga quando o colaborador atingir as metas estipuladas.

É importante que, além de instituir um programa de incentivos, o reconhecimento profissional faça parte da cultura da empresa.

Falta de investimento em capacitação

Outra queixa comum identificada nas pesquisas de satisfação é em relação ao desenvolvimento profissional do funcionário dentro da organização. Muitas não investem em capacitação e nem mesmo tem um plano de carreira instituído, o que deixa o colaborador sem perspectiva sobre o seu futuro na empresa. Diante disso, conheça algumas ações para enfrentar o problema:

Plano de carreira: instituir um plano de carreira¹ é fundamental para que o funcionário saiba que há espaço para crescer no empreendimento. Neste documento, a equipe de gestão de pessoas deve elencar quais as competências e habilidades necessárias em cada cargo, quais são as posições hierárquicas e por quanto tempo é preciso ocupar cada uma delas. Há vários modelos de plano e, mais uma vez, é importante analisar qual é o que mais combina com o perfil do seu negócio.

Cursos e treinamentos: investir na capacitação dos funcionários é fundamental para o desenvolvimento profissional e, inclusive, para que eles avancem no plano de carreira. Uma forma de fazer isso é oferecer cursos e treinamentos para aprimorar as atividades de cada colaborador e fazer com que cresçam junto com o negócio.

Nesse sentido, é possível convidar especialistas que ofereçam capacitação em temas relevantes para o seu segmento ou, ainda, desenvolver conteúdo próprio com o e-learning, por exemplo, uma modalidade de educação à distância que utiliza as tecnologias digitais para disseminar conhecimento e tem sido cada vez mais utilizada por empresas.

Se você quer entender em detalhes essa metodologia, temos um e-book bem completo sobre o tema. Basta clicar na imagem abaixo para fazer o download gratuito agora mesmo:

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Política de bolsas de estudos: outra forma de investir no desenvolvimento da equipe é estabelecer uma política de bolsas de estudos. Neste caso, a empresa custeia parte da mensalidade de um curso superior ou técnico que tenha relação com as atividades que o funcionário exerce na organização, incentivando a sua capacitação e, consequentemente, sua permanência no empreendimento.

Ao instituir um plano de carreira ou uma política de bolsas de estudos, é fundamental elaborar um documento que especifique todas as regras desses processos, além de investir na divulgação dessas ações para motivar a participação dos funcionários.

A importância de acompanhar os resultados das estratégias de endomarketing

Depois de implementar as estratégias de endomarketing, também é indispensável acompanhar os resultados gerados por elas. Mais uma vez, a pesquisa de clima organizacional é uma boa solução, assim como outras pesquisas de opinião relacionadas à comunicação, capacitação e demais temas relacionados ao marketing interno. Assim, é possível saber se as ações estão sendo positivas para o negócio ou se é necessário repensá-las.

Como você viu, as estratégias de endomarketing englobam a análise de vários fatores e, para ter mais assertividade ao implementá-las, nada melhor que contar com especialistas no assunto, como é o caso da Humantech! Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa!

E na sua empresa, como funcionam as estratégias de endomarketing? Comente sua opinião sobre o tema e compartilhe este material com a sua equipe!

¹ Sebrae

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