Agora que você já sabe o que é gamification e como aplicá-lo na sua empresa, é hora de entender melhor como funciona a implementação do gamification na educação. Afinal, usar atividades gamificadas em plataformas de e-Learning está ganhando cada vez mais espaço.
A eLearning Industry¹, a maior comunidade on-line de profissionais envolvidos com a produção de aprendizagem via web, aponta que em 2015 cerca de 18 milhões de estudantes de ensino médio já teriam pelo menos uma de suas aulas on-line e que, em 2019, metade de todas essas aulas será via web. Este é um caminho sem volta e quanto mais diversidade e novidade, melhor — como o uso dos mecanismos de jogos.
A estratégia é basicamente a mesma do uso comercial: criar ambientes atrativos e inteligentes que façam os estudantes criarem uma relação e um engajamento, com o objetivo final de desenvolverem e assimilarem os conteúdos disponibilizados. Contudo, quando falamos em educação, não estamos nos referindo somente à aprendizagem formal, cuja finalidade é receber um diploma. O gamification pode e deve ser usado para o desenvolvimento e o treinamento de pessoas dentro dos vários setores da economia.
Imagine, por exemplo, uma empresa de contabilidade que precisa repassar aos seus colaboradores mudanças na legislação tributária. De uma forma tradicional, os gestores reuniriam as pessoas em um auditório e fariam uma palestra repassando as informações. Em uma atividade gamificada, os profissionais teriam à sua disposição todo esse conteúdo de uma forma dinâmica e de fácil assimilação, com o qual poderiam interagir e tirar suas dúvidas. Essa atmosfera de jogo faria com que ocorresse interação entre as pessoas, gerando uma competição e fazendo com que cada um buscasse superar a si mesmo e aos colegas.
O gamification também traz diversos benefícios para a educação. Separamos quatro deles para mostrar que essa é uma tendência que deve fazer parte da sua estratégia educacional daqui para frente:
Aumenta o envolvimento do participante
Atividades gamificadas prendem a atenção e motivam mais os participantes, pois eles estão se esforçando para alcançar um objetivo. Quando são recompensados, mesmo que de forma virtual, passam de observadores passivos a participantes ativos. Ao fazer isso, são capazes de absorver a informação e guardá-la na memória de longo prazo, porque este conhecimento está ligado à experiência favorável oferecida pelo gamification.
Transforma a aprendizagem em algo divertido e interativo
Nada melhor para alcançar metas e objetivos do que atividades que, além da informação em si, trazem diversão e desafio embutidos. Junto a isso, o gamification na educação ainda oferece a interatividade, que cria a sensação de imersão, fazendo com que o participante se sinta parte do processo de aprendizagem.
Oportuniza ver as aplicações da atividade no mundo real
Com o gamification na educação, os participantes são capazes de ver como as suas escolhas dentro da atividade virtual resultam em consequências ou recompensas na vida real. Se eles não se saem bem, por exemplo, não serão recompensados por suas ações. Em resumo, você dá a oportunidade para o participante explorar um tema dentro de um ambiente divertido e livre de riscos para que depois, no mundo real, ele possa colocar esse conhecimento em prática sem erros.
Melhora a experiência de aprendizagem global para todas as faixas etárias
O gamification pode ser usado em qualquer tipo de atividade de educação, independentemente da idade dos participantes. A técnica pode ser usada tanto para assuntos triviais do dia a dia quanto para questões mais complexas, tudo vai depender de como a atividade será montada. O importante é gerar o desafio para que os participantes tenham motivação para continuar interagindo com o conteúdo, a fim de conseguir cada vez mais recompensas e reconhecimento.
Utilize o gamification na educação e otimize resultados
Já ficou claro que o gamification na educação veio para ficar, não é verdade? Então, agora é com você! Que tal usar esta técnica para transformar o ambiente da sua empresa, oferecendo conhecimento e engajando os colaboradores? Se você ainda tem dúvidas sobre esta ser a melhor opção, não se preocupe. Entre em contato com a gente que vamos ajudá-lo a escolher e a desenvolver a melhor estratégia para o seu negócio.