O funcionamento de toda empresa está relacionado ao conhecimento nela produzido. E aqui nos referimos às informações obtidas e elaboradas por todos os profissionais em cada etapa da produção. Diariamente essas informações são ampliadas e aperfeiçoadas durante as atividades, considerando a experiência prática e teórica dos envolvidos, mas a verdade é que apenas ter esse conhecimento não basta caso não se saiba como utilizá-lo. É nesse sentido que a gestão do conhecimento nos treinamentos corporativos impulsiona seu negócio. Ficou complicado? Então vamos explicar melhor.
Conforme já falamos em outro post, a gestão do conhecimento (GC) é uma disciplina que visa administrar estrategicamente o know-how de uma organização. Assim, todos os dados e informações são transformados em conhecimento para que sejam organizados e direcionados adequadamente para quem precisa deles. Com isso, é possível aprimorar os processos internos estimulando a inovação, de modo que tanto os clientes são beneficiados com produtos e serviços melhores quanto o próprio negócio consegue otimizar a produção sem prejudicar a qualidade do que oferece. Como resultado, a marca se torna mais forte no mercado e ganha cada vez mais destaque em relação à concorrência.
A ideia pode parecer simples em um primeiro momento, mas a aplicação dela exige bastante cuidado e planejamento. Afinal, a análise desse conhecimento e a distribuição dele deve ser feita de forma estratégica, avaliando quais são as necessidades de cada setor e qual é a melhor forma de fazer esse processo para que os resultados sejam positivos. Uma das práticas da gestão do conhecimento para atingir esse objetivo é exatamente a educação corporativa, caracterizada por desenvolver habilidades por meio da teoria e da prática. Hoje já está mais do que comprovada a necessidade de realizar esse tipo de investimento para garantir o constante crescimento empresarial.
A gestão do conhecimento nos treinamentos corporativos
O treinamento de funcionários é, portanto, indispensável em diversos momentos da carreira — seja nos primeiros meses de trabalho para compreensão e integração às políticas corporativas, seja nos meses e anos seguintes para se atualizar em relação ao mercado ou mesmo aprender a manusear um novo equipamento, por exemplo. Assim, cria-se e desenvolve-se talentos, tornando a equipe mais eficiente. Por isso é fundamental garantir que esses cursos tenham a qualidade necessária e as informações que realmente façam a diferença para o público-alvo. É nesse aspecto que o papel da gestão do conhecimento nos treinamentos corporativos fica clara. Afinal, a GC vai impulsionar o aprendizado.
Para ficar mais fácil de entender, imagine que uma empresa precisa melhorar o desempenho da equipe de vendas. Além de aprender novas técnicas, é necessário conhecer melhor os potenciais clientes (o que buscam, quais são as necessidades deles, o que consideram importante em um produto) e o produto que se está vendendo (benefícios, qualidade, como pode ajudar os clientes). Normalmente, essas características são facilmente obtidas pelo setor de atendimento ao cliente e de produção, pois esses departamentos lidam diariamente com essas informações, controlando-as e atualizando-as.
Então fica fácil reunir uma gama de conhecimento e inserir no treinamento da equipe de vendas, certo? Não necessariamente. Isso apenas será possível se houver a prática da gestão do conhecimento, pois ela vai ser a responsável por reunir as informações dos diferentes setores, organizá-las e distribuí-las corretamente, de forma estratégica, conforme já ressaltamos antes. Assim, o treinamento fica mais eficaz e gera melhores resultados. Como consequência, os colaboradores se interessam e se engajam mais com o aprendizado, pois percebem que todo o conteúdo vai realmente ajudá-los no trabalho. Dessa forma, é fácil entender a importância da gestão do conhecimento nos treinamentos corporativos, não é?
O ciclo PODC e a educação corporativa
Quem trabalha na administração da empresa certamente conhece o ciclo PODC, sigla que representa quatro etapas fundamentais para uma boa gestão: planejamento, organização, direção e controle. Quando falamos em gestão do conhecimento, esse processo também é possível, pois o conhecimento é tido como um produto de informações processadas e contextualizadas por indivíduos. Essas etapas acontecem, então, da seguinte forma:
- Planejamento: representa um conjunto de decisões que deve ser implementado no futuro da empresa. Trata-se de pensar em qual seria o melhor caminho para alcançar os resultados almejados, por isso envolve a identificação das oportunidades, das ameaças, das forças e das fraquezas que afetam o negócio.
- Organização: trata-se de organizar os recursos e as funções com o objetivo de facilitar o trabalho e desenvolver uma nova visão corporativa. Assim, é preciso ordenar espaço, tempo, trabalho, pessoas e recursos.
- Direção: corresponde a orientar os colaboradores para a realização de tarefas e soluções de conflitos. Deve-se promover o envolvimento de todos, garantido a participação deles e estabelecendo objetivos e metas na condução dos processos.
- Controle: é o momento de conferir se os planos se transformaram em resultados reais. Para isso, é preciso analisar os resultados para corrigir eventuais falhas.
Mas você deve estar se perguntando qual é a relação desse processo com os treinamentos corporativos. Bom, ele também é aplicado no desenvolvimento de cursos para a educação de funcionários. Com a aplicação da gestão do conhecimento, é realizado um planejamento (objetivos, conteúdo, duração, dentre outros), são organizados os processos para a realização do curso, os participantes recebem orientação de tutores e, ao final, é realizado o controle para certificar de que o treinamento alcançou os objetivos desejados.
Ao implementar a gestão do conhecimento seu negócio cresce rapidamente, permitindo e facilitando um aprendizado mais rápido e eficaz para você e seus colaboradores. Assim, todos saem ganhando. Por isso, não perca mais tempo e entre em contato conosco. Nós podemos ajudá-lo a aplicar a gestão do conhecimento nos treinamentos corporativos e em outros processos da sua empresa!