Já abordamos aqui no blog temas como Design Thinking, Design de Interação e Design de Experiência. Nesta publicação, vamos falar sobre um conceito que segue nesta linha: “Experiência do Usuário”, em inglês, “User Experience” ou simplesmente “UX”. Em uma realidade em que a interação entre o homem e a máquina é cada vez mais presente, a UX estuda como as pessoas usam um produto, serviço ou sistema, o quanto compreendem como ele funciona, como serve aos seus propósitos e até como elas se sentem ao utilizá-los.
A UX tem como objetivo principal possibilitar ao usuário uma experiência prazerosa e útil no acesso à informação. Trazendo o conceito para a web, a UX aplicada ao design estuda o desenvolvimento de interfaces, levando em consideração a facilidade de uso e adaptação (usabilidade) e a apresentação lógica dos conteúdos (arquitetura da informação). A usabilidade tem como objetivo tornar a experiência do usuário o mais simples possível. A arquitetura da informação diz respeito à organização do conteúdo e facilidade de acesso. A partir da aplicação desses conceitos, é possível transmitir conteúdo de forma rápida, impactante e engajadora.
Entenda o usuário
Steve Krug em seu livro “Don’t make me think” (Não me faça pensar) afirma que a garantia de usabilidade de um site está relacionada a alguns princípios como “nada importante deve estar a mais de dois cliques de distância” e “fale a língua do usuário”. Para Krug, o sucesso de uma página tem a ver com o nível de facilidade com que o usuário entende o funcionamento dela.
Em um artigo para a UX Magazine, a psicóloga Susan Weinschenk aborda algumas questões sobre as experiências do usuário que devem ser levadas em conta no desenvolvimento de um projeto. Como Krug, ela também acredita que as pessoas sempre pretendem fazer o mínimo de trabalho possível para realizar uma tarefa. Confira a seguir algumas dicas da psicóloga para potencializar a experiência positiva do usuário:
- Torne a pesquisa de informações fácil. O conteúdo sempre vem em primeiro lugar.
- As pessoas cometem erros, por isso, dê possibilidades a elas de desfazê-los.
- Os usuários são sociais, e vão sempre tentar usar a tecnologia para isso. Entenda e possibilite essa função. Utilize as redes sociais em seu benefício.
- As pessoas estão programadas para prestar atenção a qualquer coisa que é diferente ou nova, se você fizer algo inovador vai se destacar.
- Busque engajamento das pessoas com ações rápidas e simples (tal como a inscrição num serviço de adesão gratuita). Depois de engajadas, aumenta a probabilidade de se tornarem clientes/visitantes fiéis (e realizem, por exemplo, upgrade para uma conta premium do mesmo serviço).
- O cérebro é afetado por imagens, sons e histórias emocionantes. O lado direito do cérebro tem um impacto enorme em nossas decisões.
- Metáforas ajudam os usuários a entender um modelo conceitual. Utilize relações com o cotidiano das pessoas e elas se sentirão confortáveis com o processo. Como o Google fez nesse site, que funciona como um livro da vida real.
UX na prática
Como um exemplo de user experience podemos citar o Axis, o aplicativo de buscas do Yahoo!. Este é um projeto que leva em consideração a experiência do usuário. Ele traz uma nova interface, com recursos inovadores e que priorizam a questão visual. Ao pesquisar por um tema, ao invés da usual lista de sites com links azuis, o Axis traz imagens em miniatura das páginas que resultaram da busca. Esse novo tipo de interface abre caminho para a valorização da elaboração de sites que, cada vez mais, precisam se preocupar com a qualidade do conteúdo como um todo (texto, áudio, vídeo, imagens, design) e, consequentemente, contribuam na construção de um relacionamento sólido com o usuário.
O navegador Mozilla também anunciou recentemente o estudo de um novo design, com funcionalidades e layouts pensados para aperfeiçoar a experiência do usuário, com o intuito de torná-la mais “suave, amigável e humana”. E para intensificar essa agradável experiência, este design foi direcionado também para diferentes ambientes: desktops, celulares e tablets. Confira:
Tópicos: