É comum ouvir o termo Voice Branding referindo-se ao som da voz e em como ele influencia na imagem das pessoas na sociedade. O fato é que esse conceito vai além disso quando associado ao marketing, de modo que “voz” adquire um significado mais abrangente. Ela se torna o princípio central na criação de qualquer conteúdo digital, como textos para blogs, redes sociais e infográficos. Definir a “voz” da empresa é o que vai garantir uma boa comunicação e, como consequência, o sucesso da marca.
Vamos ilustrar melhor, comparando a marca a uma pessoa. Imagine que alguém precise ir a uma festa em que não conheça os convidados. Certamente essa pessoa irá agir ao longo do evento de forma que os outros tenham uma determinada impressão a respeito dela. Por isso, irá medir suas atitudes, palavras e brincadeiras, por exemplo, para construir a melhor imagem para que os outros a percebam de forma engraçada, inteligente, sensível, entre outros. Essa atitude não difere da que ocorre com as organizações.
As empresas também precisam construir uma imagem diante da sociedade e, para isso, irão agir de determinada forma e defender determinadas ideias, características que compõe um tipo de “personalidade”. O conceito de voz é fundamentado exatamente nesse grupo de atributos que compõe uma identidade e é apresentada por meio da comunicação interna e externa. Entretanto, não existe a identidade ideal que deve ser incorporada por todas as empresas. Cada uma deve ter sua ideia, aquilo que seja típico da sua marca, pois é isso o que fará o diferencial diante da concorrência.
O sucesso é resultado do fortalecimento da imagem da empresa por meio das ideias defendidas e apresentadas, sendo o caso de várias organizações como Apple, Mc Donalds e Ford. A voz, portanto, não pode ser resumida ao jargão. Ela corresponde à “alma” da empresa vinculada dentro e fora do conteúdo distribuído, de modo que, se não houver essa preocupação e a marca não compartilhar uma ideia, ficará perdida na barulhenta multidão digital.
Na construção do Voice Branding é importante ter cuidado com alguns aspectos, como quem é a empresa (a página “Sobre” costuma ser a segunda mais acessada), o que ela defende, a que se opõe e quais pessoas quer atingir (se sua empresa fosse uma pessoa, de quem seria amiga?). Ao delimitar o público, é possível criar a imagem mais adequada a ele e produzir o conteúdo correto para este nicho. Isso facilitará para que sua empresa alcance o sucesso desejado.