O rápido desenvolvimento dos meios de comunicação e a consequente popularização da internet transformou o modo como as pessoas se relacionam e consomem informações, influenciando também na forma de fazer publicidade. Assim, a clássica cena da família reunida para assistir televisão, enquanto é “bombardeada” por propagandas nos intervalos, já não condiz mais com a realidade. O antigo marketing de massa, caracterizado por querer alcançar o maior número de consumidores possível, está dando espaço para uma estratégia mais direcionada a um grupo apenas: o marketing de segmento.
Essa mudança é uma tendência implantada com o advento das ferramentas e plataformas digitais, de modo que os interesses e gostos individuais dos consumidores são levados em conta. Cada vez mais as empresas estão compreendendo isso, focando as ações diretamente no seu público-alvo para alcançarem os consumidores certos do produto e serviços ofertados. A questão é: não seria mais vantajoso apresentar o produto para todos? Por que “escolher” a audiência?
Bom, o fato é que a publicidade voltada para as massas não dá o mesmo resultado daquela pensada no segmento, exatamente pelo fato de que não são todos os que se interessam pelo mesmo produto. Basta pensar em uma empresa de construção que faz publicidade em horário nobre da televisão. Para conseguir um espaço de poucos segundos nessa mídia, a empresa precisa desembolsar grandes quantias. De fato, muitas pessoas estarão diante da televisão naquele momento, mas poucas delas realmente se interessarão pelo anúncio.
Isso acontece porque a mercadoria dessa empresa chama a atenção apenas dos consumidores que atuam no setor de construção ou que estejam realizando alguma obra e, talvez, precisem do produto. Assim, muito dinheiro é gasto para atingir uma pequena parcela do público. É nesse sentido que o marketing de segmento ganha espaço, uma vez que ele se utiliza de estratégias para conseguir a atenção exatamente daqueles interessados no assunto e são potenciais clientes para a organização.
Os benefícios proporcionados pelo marketing de segmento são inúmeros, dentre os quais se destacam: possibilidade de fazer campanhas direcionadas para a necessidade dos clientes e potenciais clientes, consciência do mercado no qual a empresa atua e construção de uma estrutura adequada para competir com a concorrência. No que diz respeito à relação com os consumidores, a segmentação oferece mais chances de efetivar as vendas e fidelizar os clientes, os produtos são posicionados no mercado de acordo com a necessidade dos consumidores e a identificação de oportunidades para vendas é facilitada.
Além disso, essa estratégia permite mensurar o alcance e retorno da campanha a partir de ferramentas precisas que ajudam a compreender a reação do público. Consequentemente, haverá uma melhor otimização de recursos e trabalho, pois uma campanha pode ser alterada caso não agrade os consumidores. Outro aspecto a ser considerado é o relacionamento com os clientes. O marketing de conteúdo aproxima as duas partes ao identificar qual o perfil das pessoas que se interessam pelos produtos e serviços oferecidos pela empresa.
Desta forma, o primeiro passo que toda empresa precisa dar antes de investir em publicidade é definir quem são os consumidores e obter algumas informações deles (costumes, crenças, atividades, profissão, faixa etária etc). Esse processo é conhecido como definir as personas, ou seja, o público ideal de cada empresa. Uma pesquisa realizada adequadamente irá mostrar em quais grupos (segmentos) as empresas devem investir e a postura a ser adotada diante dessas pessoas.
Após entender como é o público da empresa, o marketing de conteúdo escolhe os meios mais adequados para alcançá-lo. Hoje as plataformas digitais são verdadeiras aliadas, de modo que as estratégias são realizadas em sites, blogs e redes sociais, por exemplo. Outros materiais de extrema importância são infográficos e e-books. Tudo feito com o objetivo de oferecer conteúdo relevante, tornando a marca uma referência na área onde atua.